O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

12 novidades do novo iOS para iPhone e iPad

Apple anunciou durante a WWDC18 o novo iOS 12. Veja as principais novidades do sistema operacional, que chega no outono do hemisfério norte para todo mundo.

A Conferência Mundial de Desenvolvedores começou com diversas novidades para os usuários de iPhone e iPad com o novo iOS 12. Com uma Siri mais proativa, Animojis com língua, Memojis personalizados e FaceTime em grupo, há diversas novas funções no próximo sistema operacional mobile da Apple.

“Com o iOS 12, nós criamos experiências que não eram possíveis antes. Nós estamos usando algoritmos avançados para tornar a Realidade Aumentada ainda mais envolvente e usando inteligência nos dispositivos para entregar novas maneiras de fazer a Siri realizar tarefas”
Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software da Apple

01. Disponível para todos os aparelhos com suporte ao iOS 11

A apresentação começou com uma novidade muito bem-vinda: todos os aparelhos que receberam o iOS 11, receberão o iOS 12 – e o mais importante: iPhones antigos ficarão mais rápidos graças ao novo sistema operacional da Maçã. Após os diversos problemas com a bateria e a empresa diminuindo o poder de processamento de iPhones antigos, a Apple percebeu a falta de comunicação com os consumidores e vai mostrar que até mesmo o sistema operacional mais moderno pode funcionar no iPhone 5s ou superior, iPad mIni 2, iPad Air, iPad de quinta geração ou superiores, assim como no iPod touch de sexta geração.

02. Conheça o Measure, um novo app de medidas com AR

O iOS 12 trará novos aplicativos, como o Measure. Com ele, será possível medir o tamanho de uma parede, tela de TV, mala ou uma caixa por meio da Realidade Aumentada. Ele fica mais interessante com a possibilidade de ver objetos em tamanho real na sua sala, como uma guitarra, sofá ou até mesmo uma mesa. A função estará disponível em sites de compra e será aberto com o Measure.

03. ARKit 2.0 traz a mesma experiência de AR com diversos devices

No ano passado, a Apple apresentou o ARKit, uma plataforma para desenvolvedores criarem aplicativos com Realidade Aumentada. Com a versão 1.5, a empresa trouxe a possibilidade da câmera identificar planos verticais e horizontais. Na versão 2, apresentada na WWDC18, agora, dois usuários podem, por exemplo, ter a mesma experiência em Realidade Aumentada em devices diferentes, o que abre novas possibilidades de jogos e interações entre diversos usuários.

04. Pesquisas mais eficientes nas Fotos

Um dos esforços da Apple no aplicativo Fotos está na barra de pesquisa, trazendo sugestões de Eventos, Pessoas, Lugares, Grupos e Categorias. O Fotos ganha também um redesign na aba “Para Você”, combinando Memórias e álbuns compartilhados do iCloud. O app mostrará fotos que você gostaria de compartilhar com os amigos e sugestões de amigos para mandar imagens.

05. Siri Shortcuts faz mais por você

A Siri ficou mais inteligente – de novo. Com o Shortcuts, os usuários poderão criar novas maneiras de pedir para a assistente pessoal da Apple realizar tarefas criando atalhos. Não só isso, como a Siri está mais proativa. Se você pede café todo dia de manhã, uma notificação aparecerá na tela de bloqueio já adiantando o seu pedido do café. Outra possibilidade é dizer “estou indo para casa” e, graças ao Shortcuts, ter o ar-condicionado ajustado para a temperatura ideal, ver a rota para casa, ter a sua música preferida tocando e ainda avisar por mensagem a sua família que você está chegando.

06. Não Perturbe – mesmo

O iOS 12 chega com um Não Perturbe remodelado, com a função sendo ativada em um horário, local ou ação específicos. Com o Não Perturbe na hora de dormir, a função ajudará as pessoas a terem uma noite melhor de sono ao diminuir o brilho da tela e esconder todas as notificações na tela bloqueada até o dia seguinte. O usuário poderá optar por deixar as notificações chegarem no silencioso ou sem aparecer até o próximo dia.

07. Notificações agora são agrupadas

Um pedido dos usuários para o novo iOS eram as notificações agrupadas e agora você vai receber cada uma delas por aplicativos, funcionando assim: a notificação mais recente do Twitter, por exemplo, aparecerá em primeiro, mas ao mesmo tempo você conseguirá ver que há outras novidades do app.

08. Descubra quanto tempo você passa no seu iPhone

Com o Screen Time, a Apple te mandará relatórios semanais com o tempo que você passa no seu iPhone, os apps mais usados e aqueles que te mandam mais notificações. Essas informações podem ser úteis para te ajudar a usar mesmo o celular ou até mesmo estabelecer limites de certos apps para evitar a procrastinação, por exemplo. País poderão criar limites para os filhos usarem o celular ou certos apps também.

09. Animojis com língua e Memojis

A Apple também traz uma nova tecnologia de ponta, como foi brincado na apresentação da WWDC18, com os Animojis agora reconhecendo a língua. Novos quatro personagens foram adicionados: fantasma, coala, tigre e dinossauro.

Os Memoji também roubaram a cena. Eles são personagens 3D seus que você pode usar no iMessage. O mais bacana é que é possível customizar tudo dele, como cabelo, olho, tom de pele, acessórios, etc.

10. Um novo Gravador

Diversos apps ganharam uma nova cara, como o Apple Books e o News, porém foco no Gravador, que chega também ao iPad e adiciona suporte ao iCloud, sincronizando as gravações entre todos os aparelhos. O app também recebeu um novo design para deixar mais fácil gravar, editar e compartilhar os áudios.

11. Filtros, adesivos e Memojis na câmera

No iOS 12 a câmera recebeu uma novidade bem interessante: a adição de filtros, adesivos e também Memojis. Com isso, o usuário pode tirar fotos e gravar vídeos com essas novas funções e depois compartilhar nas redes sociais. O interessante é que abre a possibilidade de você gravar Stories pela câmera na vertical e depois mandar para o Instagram.

12. Grupos no FaceTime

Agora, o FaceTime aceita até 32 pessoas em uma conversa de vídeo. Para facilitar, é possível criar o grupo e fazer uma chamada para todos ao mesmo tempo. Quando uma pessoa fala, ela fica em evidência na conversa. Também há integração do FaceTime com o iMessage.

Todas as novidades do iOS 12 chegam no outono do hemisfério norte. A primeira versão beta já está disponível para desenvolvedores.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.