O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Escreva sua busca acima e pressione enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

WWDC18: conheça o macOS Mojave

Macs ganham Modo Escuro, novos aplicativos e Mac App Store redesenhada. Veja as novidades apresentadas na WWDC18.

A Apple decidiu sair das montanhas para o deserto da Califórnia com o macOS Mojave 10.14. Este é o segundo sistema operacional da Maçã a contar com o Dark Mode, uma vez que a Apple TV ganhou essa atualização no ano passado. Além disso, o novo software para Macs é focado para os usuários profissionais, só que de fácil uso para todos.

“O macOS Mojave é uma grande atualização que traz funções poderosas para uma grande variedade de usuários Mac, dos consumidores aos profissionais”
Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software Apple.

Pela primeira vez em um Mac, e para acompanhar o design do iMac Pro, é possível transformar o tema do produto para preto, trazendo uma nova experiência a aplicativos conhecidos, como o Mail, mensagem, Maps, Calendário e Fotos. Com o Desktop Dinâmico, o plano de fundo do Mac muda ao longo do dia, uma adição bem interessante e que também existe, de certa maneira, na Apple TV.

Tela inicial mais organizada e novos aplicativos

Com o Stacks, usuários podem organizar o desktop de uma maneira simples, levando documentos avulsos para um mesmo espaço, trazendo um visual limpo para a tela inicial do Mac. Outra mudança está no Finder, que traz um novo modo de visualizar arquivos, com o Preview Pane, que traz todas as informações desse documento ou foto, como câmera utilizada, abertura da lente, dia em que a foto foi tirada e mais.

Uma novidade bem-vinda ao Mac são aplicativos do iOS, como o News, Bolsa de Valores, Gravador e o app Home. Com eles, é possível ter uma experiência do que será o macOS em 2019, onde os desenvolvedores poderão trazer com mais facilidade os seus aplicativos do iPhone para as telas do Mac. Assim como no iOS 12, o novo sistema operacional de computadores da Maçã também trará suporte a chamadas em grupo no FaceTime.

Uma nova Mac App Store para um novo sistema operacional

Desde o lançamento da Mac App Store em 2011, ela não era um software convidativo para os usuários baixarem os seus aplicativos preferidos, apesar de ser a opção mais segura. Quando em 2017 o iPhone ganhou uma App Store repaginada, faltava apenas o seu irmão mais velho, o Mac, ganhar também.

Em 2018, a novidade foi atendida e no final do ano os usuários poderão aproveitar no macOS Mojave uma loja atualizada diariamente com os conteúdos mais relevantes, aplicativos do dia, da semana e listas curadas por uma equipe especializada da Apple.

Para mostrar essa virada de página, a Apple afirma que softwares como o Office da Microsoft, Lightroom CC da Adobe e outros programas estarão disponíveis para baixar direto da Mac App Store.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.