O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Microsoft pode prever campeão da Copa do Mundo da Rússia

O InovaBra habitat promoveu nesta quinta-feira (7) debates sobre tecnologia, futebol e Copa do Mundo. O Nova Post foi conferir uma das palestras.
O InovaBra habitat promoveu nesta quinta-feira (7) debates sobre tecnologia e futebol. O Nova Post foi conferir uma das palestras.

você deve se lembrar do Polvo Paul, certo? Ele previa se a Alemanha ganharia os jogos da Copa e com a fama que adquiriu começou a prever basicamente todos os jogos – e acertar. Nesta quinta (7), o Bradesco convidou o Nova Post para a palestra “Quem será o campeão? Uso dos mecanismos de busca para previsão de resultados” com executivos da Microsoft.

No evento, Miguel Ferreira, da área do Bing Palpites, falou sobre o “Polvo Paul 2.0”, o Bing. O buscador da Microsoft vem fazendo previsões há um tempo de jogos dos diversos esportes e, acredite, acertando.

De acordo com o executivo, a plataforma usa os mecanismos de busca junto de análise de dados para prever os jogos. Isso, Ferreira chamou de “análise de sentimento”. E por mais apelativo que o nome seja, o uso de algoritmos, deep learning, decision trees são o que levam o buscador à precisão..

Miguel Ferreira aproveitou para contar algumas curiosidades sobre o Bing. Por exemplo, são 26 bilhões de páginas por dia indexadas no buscador, tornando a ferramenta cada vez mais completa e inteligente. Com as “entidades”, ou seja, as categorias-mãe de busca, o Bing personaliza as suas pesquisas. Se você buscar por Brad Pitt, que é uma categoria-mãe, você saberá, sem clicar em nenhum link, informações pessoais dele, filmes feitos, namoradas, entre outros.

E o campeão da Copa do Mundo será…

Essa análise de dados avalia desde o que as pessoas comentam online, a histórica do time, tendências de Casas de Apostas e mais. Atualmente, a Microsoft conta com uma parceria com a UFC, fazendo uma análise prévia de cada partida e de qual competidor tem mais chances de ganhar. De acordo com Ferreira, a precisão fica em torno de 70% a 85%, dependendo das informações disponíveis.

Em uma busca rápida, como você pode ver acima, o Brasil deve ganhar todos os jogos da primeira fase de grupos da Copa do Mundo. Perguntado sobre quem seria o grande campeão, o executivo se esquivou e disse que eles ainda estão esperando algumas peças se encaixarem, como o começo do mata-a-mata.

Algo que nem sempre é levada em conta por essas previsões são, justamente, os imprevistos. Se um jogador se lesiona próximo do jogo ou um técnico acaba de assumir um time, os dados não são tão acurados, afinal, o Bing tem uma “janela de tempo” para fazer a sua previsão, que pode ser de semanas, dias ou horas dependendo da importância da competição.

Para testar o mecanismo de previsão do Bing, é só entrar no buscador e pesquisar pelo seu time e o jogo. Para participar de palestras no InovaBra habitat é só tocar aqui.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.