O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

“Isso é inovação”, diz Erico Traldi, executivo da Samsung, sobre nova QLED de 2018

Conexão invisível, Modo Ambiente e IoT são os pontos principais da QLED TV de 2018 que chega em julho. Veja a entrevista com o executivo da Samsung.

A Samsung apresentou no final de maio o seu novo portfólio de QLED TV, a sua linha premium de televisores para 2018. Prevista para chegar ao mercado brasileiro no final de julho, as TVs trazem novidades bem-vindas na área de Internet das Coisas, além de transformar a experiência de ver televisão em um momento cada vez mais completo para os consumidores. Conversamos com Erico Traldi, diretor associado de TV e Áudio da Samsung Brasil para saber todos os detalhes dos novos modelos e o que mudou de um ano para cá.

Nova Post: Quais as diferenças entre a qled de 2017 para a de 2018?

Erico Traldi: As principais novidades que a gente traz nessa linha começam pelo estilo com o Modo Ambiente. Sem dúvida nenhuma é o modo mais impactante e que traz funcionalidade para a TV quando desligada. A gente já tinha trazido na The Frame, no ano passado, uma funcionalidade parecida, que a transformava numa obra de arte.

Na linha QLED, buscamos trazer essa funcionalidade, mas com uma proposta diferente. Quando você desliga a TV, é possível deixá-la com o mesmo fundo da parede e ainda adicionar alguma decoração a ela, como fotos, efeito de água ou informação de clima. É o grande destaque.

Na sequência, tem a única conexão invisível. No ano passado, a gente já tinha resolvido muita coisa, mas ainda existia o cabo de força separadamente e hoje já conseguimos juntar tudo em um único cabo. Isso é inovação que se liga ao One Connect, que liga todos os outros periféricos. Isso tudo, somado ao suporte No Gap, que deixa a TV coladinha na parede, são as principais novidades.

Nova Post: A versão mais cara da QLED do ano passado trazia mais brilho do que os outros modelos. Qual é o ponto de destaque da nova Q9F?

Erico Traldi: Indo para o segundo pilar de QLED, o grande diferencial na parte de imagem é o contraste. A gente evoluiu muito na maneira de controlar a iluminação no painel de LED e criamos o controle de iluminação por zonas. Isso vai permitir que você tenha pretos mais profundos onde você não tiver cores sendo reproduzidas. Essa é a grande inovação que o modelo traz e ainda tem a questão do burn-in, que a gente continua dando 10 anos de garantia.

Nova Post: a samsung continua apostando nas telas curvas. para quem é indicado o modelo?

Erico Traldi: A tela curva, pelo fator de design, é uma tela que atrai os consumidores. É uma questão de gosto, por isso que trazemos a opção em nosso portfólio. Mas tem também a questão da imersão da imagem, pois cansa menos a vista e é ótimo para quem curte fazer maratonas de séries, ver muita TV e até para os gamers que gostam de jogar por hora seguidas.

Nova Post: para o público gamer também?

Erico Traldi: A QLED é a TV mais indicada para o público gamer. O primeiro grande ponto é a garantia contra o Burn-in, o que dá segurança para o usuário jogar por quantas horas quiser sem danificar a tela. O segundo ponto são os níveis de brilho que a gente entrega. O terceiro ponto é o tempo de latência, que a QLED tem o melhor tempo de resposta que existe no mercado. Inclusive, a QLED 2018 consegue automaticamente identificar se você ligou um console nela, e aí ela já muda as configurações para o modo gamer.

Nova Post: na parte smart, o que há de novo na qled?

Erico Traldi: A grande mudança é a Inteligência da TV. Nos Estados Unidos, o consumidor tem uma definição diferente da nossa de Smart, que é basicamente a TV com internet. Com a QLED 2018, a gente começa a falar de uma TV inteligente, porque ela passa ser o hub central da automação da sua casa. Com o aplicativo SmartThings é ele que une todos os dispositivos da Samsung e permite que você controle todos os aparelhos da sua casa.

A gente começa a fazer uso do IoT nessa nova linha e conectar os produtos, como o ar-condicionado Wind Free. A automação começa a se tornar algo real e além dos produtos Samsung, você consegue conectar lâmpadas e outros dispositivos. É só instalar um hub no seu roteador.

O legal do SMartThings é que você consegue criar Cenas, ou seja, fazer uma série de configurações para diversos aparelhos. Por exemplo, é possível configurar uma cena de “estou indo para o trabalho”, que desliga tudo e deixa apenas uma luz acesa.

Nova Post: e a bixby? a tv vai chegar sem a assistente em português. não fica uma sensação de produto incompleto?

Erico Traldi: Não, na verdade, o segundo ponto do Smart é a chegada da Bixby. Você já tem na QLED o S Voice, que você controla todas as funções da TV, como mudar a fonte do HDMI para a TV, o canal e o volume. A Bixby vai dar um passo adiante desse controle.

Nesse primeiro momento, a Bixby vem em inglês, mas em 2019 a gente espera que nessa versão 2.0 ela vai ampliar o horizonte de comandos e serviços e que ela conseguirá fazer mais coisas por voz. É uma revolução muito grande e a gente sabe que isso está chegando e quer implementar para o usuário brasileiro com pioneirismo, mesmo que em inglês.

Nova Post: agora falando de soundbar. a samsung anunciou novos modelos para 2018. como fica a linha?

Erico Traldi: A gente traz agora o N650, um produto muito legal com 360W. Bem parrudo em termos de som uma tecnologia acustíca bem diferente. A gente brinca que ele parece uma flauta, porque ele tem vários furinhos e traz um envolvimento de som.

Outro modelo é o NW 700, que chega com o woofer integrado nele. Esse soundbar vai muito bem com a QLED, já que tanto a TV quanto a caixa podem ficar pendurados na parede. Você faz um casamento que funciona muito bem com o design e deixa o ambiente limpo.

Outra opção também vai ser o K450 que funciona bem para qualquer TV e ele traz uma potência de 350W, com uma instalação simples, subwoofer sem fio, além da barra que se conecta a TV por bluetooth. Em 2018, o modelo curvo sai do portfólio e os novos soundbars começam a chegar em setembro.

Nova Post: na velha discussão home theater ou soundbar, por que agora é a segunda opção que, para a samsung, está saindo na frente?

Erico Traldi: O principal ponto que a gente escuta do consumidor é a facilidade de instalação. É um grande benefício. Na tendência de uma TV mais clean e leve de instalar que traz a QLED, o soundbar também precisa trazer essa facilidade. Um grande barreira ainda para o consumidor é dizer que esse produto não tem uma qualidade de som boa.

Isso porque ele está acostumado com o Home Theater, com uma potência maior. Então se o consumidor compara um soundbar com 350W e um Home Theater com 1000W, ele vai querer o mais potente só que na prática não é bem assim, porque o Home Theater você está falando de diversas caixas que não são usadas o tempo inteiro, já o soundbar entrega a potência total sempre.

Fique ligado no Nova Post para informações de preço e disponibilidade das novas QLEDs e soundbars.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.