O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Diferenças: Apple Watch Series 3 GPS e GPS + Cellular

Qual Apple Watch Series 3 comprar? Qual a diferença entre os modelos? Entenda..

OApple Watch Series 3 foi anunciado em setembro de 2017, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o relógio chegou em parcelas, com o modelo somente com GPS sendo lançado ainda no fim do ano passado, enquanto o modelo com conexão 4G em junho de 2018, em parceria com a Claro. Veja a diferença entre os modelos e qual pode ser o ideal para você.

GPS ou GPS + Cellular

A primeira diferença que o usuário precisa entender é a nomenclatura do relógio inteligente da Apple. A versão GPS é a que a maioria das pessoas estão acostumadas: é necessário manter o iPhone por perto para ter o Watch funcionando 100%, recebendo notificações, conversando com a Siri ou respondendo mensagens.

Na versão GPS + Cellular (Celular/4G), o usuário consegue utilizar o relógio inteligente mesmo sem estar com o iPhone por perto. Com isso, dá para atender ligações, mandar mensagens e até mesmo ouvir músicas no Apple Music sem o celular no bolso..

Por enquanto, para usar a conexão 4G, é preciso que o relógio tenha sido comprado no Brasil (o modelo americano não funciona por aqui) e atrelar o relógio a um plano da Claro, pois é a única operadora que dá suporte ao chip eletrônico. Entenda mais sobre isso aqui. É possível que no futuro outras operadoras ofereçam o serviço, já que não há uma exclusividade da empresa brasileira.

Estética do Apple Watch

O Apple Watch não mudou desde o seu lançamento original, mas no Series 3 ele recebeu uma fragmentação. Há três tipos de “caixa” para o aparelho, sendo alumínio o modelo de entrada, aço inoxidável, na versão normal, e de cerâmica, no modelo premium. A grande diferença é que apenas o modelo de entrada conta com versões GPS e GPS + Cellular. As outras duas caixas são vendidas apenas no modelo com conexão 4G, independente se você pretende usar a função ou não.

É importante notar que todos os modelos com conexão 4G têm o botão da Coroa Digital em vermelho, que o distingue da versão apenas com GPS.

Portanto, na hora de comprar, é preciso ficar de olho em diversos pontos, como: 38 mm ou 42 mm? Com conexão 4G? Caixa de alumínio, aço inoxidável ou cerâmica? Fora as dezenas de pulseiras que podem ser compradas a parte.

Memória interna e bateria

O Apple Watch Series 3 vem com 8 GB de armazenamento interno, que dificilmente será lotado pelo usuário que desejar salvar algumas playlists e aplicativos, mas a Apple entendeu que o modelo Cellular deveria ter o dobro do armazenamento, com 16 GB.

Isso pode ter a ver com o fato do usuário ter acesso às 45 milhões de músicas disponíveis no Apple Music direto do relógio, apesar de que a empresa espera que o usuário ouça-as via streaming.

Em relação à bateria, ambos os modelos prometem 18 horas. Na versão com Cellular, no entanto, se o usuário fizer ligações telefônicas longe do iPhone, ele só terá quatro horas de conversação até o Watch chegar a 0%.

Na minha experiência, o modelo apenas com GPS chegou a durar 3 dias longe da tomada, enquanto o com Cellular, 2.

Mostrador

O Apple Watch Series 3 tem dois mostradores exclusivos: um é o da Siri, que traz diversas sugestões da assistente pessoal, como fotos, próximas atividades e temperatura em formato de cards. No modelo Cellular, há um segundo mostrador exclusivo, o “Explorador”, que você pode saber mais aqui.

Para saber mais sobre o Apple Watch, além de uma análise completa do modelo com 4G, fique ligado no Nova Post.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.