O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Análise: Notebook Samsung Style S51 Pen (2018)

A nova linha Style já está à venda no Brasil. Confira o review do notebook S51 Pen da Samsung.

A Samsung apresentou em maio a sua linha para 2018 de notebooks. Com modelos para todas as necessidades, o S51 Pen foca no usuário que precisa de especificações de ponta, mas ainda quer a praticidade de um 2 em 1 (notebook e tablet) e, por que não, uma S Pen também. Durante um mês, o Nova Post testou o modelo S51 Pen. Veja a análise abaixo.

Design e acabamento

O notebook Samsung Style S51 Pen é leve. Com 995 g, esta é a primeira coisa que você percebe ao segurá-lo. Inclusive, ele é quase meio quilo mais leve de carregar do que o iPad Pro + Smart Keyboard. Agora, a segunda percepção que tive do notebook foi: ele é de plástico?

Na verdade, a Samsung usa Metal12 na construção do produto, o que faz com que o S51 seja bem leve, mas não tenha um design chamativo e premium. A empresa sul-coreana foca no minimalismo e, assim como em seus outros notebooks não-gamer, a única coisa extra nele é um “SAMSUNG” impresso na tampa.

O teclado do S51 é confortável de digitar e as teclas têm um bom espaçamento, o formato dele é o americano (sem a tecla “Ç” padrão) e é necessário ir nas configurações do notebook para conseguir usar os acentos da nossa língua. Um ponto negativo é a retroiluminação verde claro, que quanto mais longe das teclas você tiver, mais apagadas elas ficam. Em outras palavras, enquanto o “CVBNM” é fácil de enxergar, as funções de aumentar/diminuir volume, brilho, etc, ficam praticamente apagadas.

O trackpad, particularmente para mim, é pequeno. Se comparado ao dos novos MacBooks, ele é ligeiramente limitado e não me permite “clicar com o botão direito” livremente, apenas na parte inferior.

Outra decisão não acertada da empresa sul-coreana são os alto-falantes na parte de trás do notebook. Se por um lado com o computador na mesa isso poderia fazer o som reverberar melhor, no colo, a experiência de áudio não é muito bacana. Isso também tem a ver com o modo tablet do S51, mas chegamos lá em breve.

Para Todas As Portas Que Já Precisei & Não Achei No MacBook

Se tem um ponto que a Samsung acertou foi na seleção de portas do notebook. Ele vem com entrada para microSD, USB padrão, USB-C (que também pode ser usada para carregar o notebook), HDMI, fone de ouvido e de força.

Todas essas entradas não atrapalham na finura e leveza do produto e são uma opção para quem ainda quer evitar uma vida de adaptadores e totalmente USB-C. A Samsung junta no S51 o melhor dos dois mundos: as entradas que todo mundo usa e a que todo mundo vai usar.

Desempenho de ponta para o dia a dia

O S51 Pen conta com o processador i7 da Intel de oitava geração, 8GB de RAM e, particularmente neste modelo, 256GB de armazenamento em SSD. Para leigos, isso significa que você está olhando para um notebook top de linha, com especificações de última geração e que não te desapontam no dia a dia.

Ligar o notebook (que é só abrir a tampa) leva menos de 10 segundos. Utilizar redes sociais, ouvir música e até fazer edições básicas são tarefas simples para o S51 Pen. Agora, não espere virar o usuário gamer neste computador, pois a placa de vídeo Intel UHD Graphics 620 não foi feita para isso.

Em outras palavras, você até pode baixar Fortnite, mas o jogo pode travar e te deixar desprotegido de um ataque inimigo.

Os 256GB de armazenamento interno são o suficiente para o usuário que quer guardar suas fotos, documentos, músicas e ainda ter por perto os pacotes Office, da Microsoft, e Adobe. A dica é sempre contar com um serviço de nuvem para qualquer eventualidade.

Modo Tablet e S Pen

A Samsung aposta num computador que também pode virar tablet. Na verdade, é possível usá-lo com o teclado virado para baixo, como apoio, e a tela como um monitor touch – o que é uma ótima opção para ver Netflix. Neste tipo de uso, o alto-falante na parte de baixo faz sentido, uma vez que fica mais fácil do som reverberar para cima.

No modo tablet, o S51 também se sai bem. Apesar das teclas ficarem “desligadas”, não é a mesma coisa do que segurar uma superfície lisa como a de um tablet. Esse modo é melhor utilizado para ler algum documento, ver série ou até mesmo desenhar.

O notebook conta com a mesma S Pen do Galaxy Note8, que fica no canto inferior direito dele. Ao tirá-la do compartimento, uma tela abre com as mesmas opções do smartphone premium da Samsung.

Confesso que me surpreendi com a praticidade da caneta. A escrita é firme e a tela reconhece o seu braço e não cria rabiscos indesejados. Mesmo assim, é uma utilização muito específica e apesar de boa, não é profissional. A caneta é pequena para meia hora de interação na tela, por exemplo, mas pode servir para grifar textos ou fazer alguns desenhos simples.

Segurança

O S51 Pen conta com o leitor de impressão digital. Ela fica no canto direito do teclado e além de prático, não falha. Também é possível cadastrar uma senha padrão ou PIN. Por se tratar de um notebook premium, é interessante ver uma função tão usada em smartphones no computador e faz uma boa diferença para quem não quer ficar digitando a mesma senha toda hora.

Bateria

O S51 tem uma duração de 9 horas de acordo com a Samsung, mas o meu uso ficou limitado a pouco mais de 6 horas entre assistir vídeos no YouTube, ouvir música, escrever e mexer nas redes sociais,

Em outras palavras, não é uma boa ideia ir trabalhar e esquecer o carregador do computador, pois ela pode faltar no fim do dia ou em uma emergência. O S51 Pen conta com carregamento rápido, mas ele varia a velocidade da carga dependendo do que você estiver fazendoi com o computador no momento.

O carregador tem a ponta que brilha em azul, o que é interessante para espetar o conector à noite ou com pouca iluminação por perto.

Vale comprar o S51?

O notebook S51 Pen da Samsung tem especificações de ponta para o usuário que busca um computador para manter por anos. Com todas as portas importantes, teclado confortável e tela com resolução Full HD, é possível que este seja o computador que você esteja procurando.

A bateria poderia ser um pouco maior, assim como o alto-falante poderia ser melhor posicionado. Uma questão importante é saber se vale pagar um pouco a mais neste computador para ter a S Pen, já que há um S51 sem ela.

Para quem busca uma máquina gamer, uma opção é a linha Odyssey da Samsung. Já se a intenção é ter um notebook ligeiramente mais parrudo, mas tão leve quanto, é bom dar uma olhada no S51 Pro.

No site da empresa, o notebook S51 Pen custa R$ 8.499, mas pode ser encontrado nas redes de varejo por um preço mais em conta.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.