O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Instituto TIM promove programa para desenvolvimento de startups

Equipe do Academic Working Capital (AWC) investe em novas ideias tecnológicas voltadas para saúde e segurança do idoso.

Estudantes da Universidade Federal do Paraná, participantes da edição de 2018 do Academic Working Capital (AWC), programa de empreendedorismo universitário do Instituto TIM, estão desenvolvendo startup com foco na saúde e na segurança de idosos. Pensando nesse nicho como oportunidade de negócio, a equipe do Smart Aging está criando um dispositivo wearable, para monitoramento remoto de idosos, capaz de detectar situações como quedas e anomalias cardíacas, enviando alertas para o próprio idoso, familiares e médicos. Hoje, dia 27, é comemorado o Dia Nacional do Idoso e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população está em trajetória de envelhecimento. Até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%.

O dispositivo é uma pulseira dotada de sensores que se comunica via wireless com o aplicativo no smartphone do idoso, gerando relatórios e alertas que são disponibilizados via aplicativo para cadastrados. A solução permite ainda ao idoso cadastrar lembretes para a hora certa de tomar medicamentos e compromissos da sua rotina.

O AWC é voltado aos estudantes em fase final de graduação que possuem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com soluções tecnológicas ou de inovação. Os universitários recebem acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros para transformar sua ideia em um produto ou negócio. No fim do ano, eles participam de uma Feira de Investimentos e podem apresentar suas soluções para profissionais do mercado e investidores. Em suas três primeiras edições, o AWC já apoiou o desenvolvimento de cerca de 80 projetos. Este ano, o AWC conta com 32 grupos, sendo 86 alunos de faculdades de oito estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Bahia).

Jornalista formado pela Universidade Mogi das Cruzes, trabalha há 6 anos no mercado de tecnologia. Atualmente é PR no Grupo ZAP.