O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Cobertura voLTE da TIM chega em 2.000 cidades

Serviço de voz em HD utiliza a rede 4G, proporcionando maior estabilidade dos serviços e redução do consumo de bateria.

ATIM anunciou que, antecipando a meta em dois meses, já oferece o VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) em mais de 2.000 cidades do Brasil. A tecnologia utiliza a rede 4G da operadora e melhora consideravelmente a qualidade das ligações. Hoje mais de 8 milhões de usuários da operadora já utilizam o serviço, que está disponível para todos os clientes das capitais e destes municípios que possuírem smartphone compatível com a solução têm acesso à funcionalidade.

A operadora já conta com o expressivo número de mais de 1.200 municípios licenciados no país nessa faixa, incluindo todas as capitais do país. Até 2020, a empresa estima chegar a mais de 4 mil cidades com sua rede 4G, alcançando 96% da população urbana e ativando a faixa em todas essas localidades.

O VoLTE permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados, garantindo eficiência e estabilidade. Qualidade é uma das vantagens da novidade, já que as ligações são realizadas em alta definição de voz, sem ruídos. Outros fatores importantes para o usuário são a navegação simultânea utilizando o 4G, redução do consumo de bateria, além de o tempo de estabelecimento da ligação ser até quatro vezes mais rápido do que o atual.

Com essa tecnologia, o consumidor pode efetuar e receber chamadas por meio da rede LTE (4G), ao iniciar ou receber uma ligação. Em relação à cobrança, não significa maior custo; o cliente continuará sendo tarifado da mesma maneira, conforme seu plano. As ligações não são descontadas do pacote de dados.

O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE. Inclusive a TIM foi a única certificada pela Apple a liberar a tecnologia aos clientes que utilizam iPhone. Os consumidores poderão conferir no site a lista completa de modelos compatíveis, as cidades onde a funcionalidade está disponível.

Ampliação Roaming Nacional de voz, dados e SMS

A TIM também anunciou um acordo com a OI prestação recíproca do serviço de roaming nacional, que garantirá a conectividade aos seus usuários em mais de 800 novos municípios. Com esse acordo, TIM e Oi expandem o acesso à rede de telecomunicações, melhorando a experiência de uso do serviço de telefonia móvel em favor dos seus mais de 95 milhões de usuários do país, otimizando ainda o uso eficiente da infraestrutura e permitindo o investimento em outras frentes em telecomunicações. A negociação prevê o uso da estrutura, no mínimo na tecnologia 3G, nos municípios inicialmente contemplados a partir do início do mês de Outubro e a prestação do serviço será transparente, seguindo a mecânica da oferta/plano.

Jornalista formado pela Universidade Mogi das Cruzes, trabalha há 6 anos no mercado de tecnologia. Atualmente é PR no Grupo ZAP.