O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Samsung anuncia vencedores do prêmio “Respostas para o Amanhã”

5° edição do prêmio homenageou 82 alunos e sete professores, durante o evento em São Paulo, que o Nova Post acompanhou.

A Samsung anúncio na noite desta sexta-feira, três escolas publicas brasileiras premiadas como vencedoras nacionais da quinta edição do prêmio “Respostas para o Amanhã”, iniciativa da Samsung junto com a CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), que tem como objetivo colaborar para o desenvolvimento de alunos e professores em prol de melhorias nas comunidades brasileiras. No evento, foram homenageados 82 alunos e sete professores, durante o evento em São Paulo, que o Nova Post acompanhou.

Os projetos escolhidos são de alunos da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, do Ceará; da Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio Parente Muniz, de Pernambuco; e do IFRS – Campus Osorio, do Rio Grande do Sul. Os escolhidos foram selecionados por um júri especializado que levou em consideração o manejo dos conhecimentos de disciplinas de Ciências da Natureza e/ou Matemática e suas Tecnologias e a aplicabilidade das propostas na resolução de problemas das comunidades locais.

Até os três selecionados, tiveram 1.128 projetos, de 561 municípios de todos os Estados do país, com mais de 46 mil alunos participantes.

Projetos vencedores

Do Ceará, o projeto vencedor foi “Reflexologia Experimental de Cencrus echinatus e Jatropha gassypiifolia no desenvolvimento de culturas-alvo da agricultura familiar” e teve como foco as disciplinas Biologia, Matemática e Iniciação Científica/Tecnológica. A ideia da proposta é contribuir para uma produção agrícola familiar local e a consequente melhoria na produtividade de alimentos da comunidade.

Centrado em conhecimentos da disciplina de Biologia, o projeto “Estudo sobre o efeito larvicida do líquido da castanha de caju em mosquitos hematófagos”, dos alunos vencedores de Pernambuco, propõe a produção de um larvicida natural à base do líquido extraído da castanha de caju a fim de combater larvas de Aedes Aegypti.

Já o “Estudo sobre o BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água de poço do litoral norte gaúcho” integrou conhecimento das disciplinas Gestão da Produção e Qualidade, Biologia e Química. A pesquisa mostra os esforços dos estudantes para encontrar uma alternativa para o tratamento da água a partir de um biossorvente desenvolvido com a palha de arroz.

“É a sensação da finalização de uma etapa, é gratificante ver o envolvimento de todos os jovens e professores, com esse projeto que teve para eles: começo, meio e fim. O mais importante é o impacto positivo que causa na vida deles, com todo esse processo de aprendizado, com eles indo atrás e fazendo acontecer. É um momento de realização e transformação da vida deles e da nossa.”
Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Cinco anos de “Respostas para o Amanhã”

O concurso da Samsung já impactou mais de 178 mil estudantes, 19 mil professores e envolveu 8,4 mil escolas da região. Desde 2014, alunos de sete países apresentaram mais de 14 mil projetos com ideias para melhorar suas comunidades locais e, em muitos casos, que também representaram necessidades nacionais relevantes em áreas como sustentabilidade, ecologia e educação.

Jornalista formado pela Universidade Mogi das Cruzes, trabalha há 6 anos no mercado de tecnologia. Atualmente é PR no Grupo ZAP.