O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Claro é a operadora de internet móvel mais rápida do país, aponta pesquisa

Levantamento da Speedteste Intelligence ™ revelou que a Claro foi a operadora mais rápida do Brasil durante o 2° e 3° trimestre de 2018.

OBrasil é está em 71° lugar no mundo em relação à média de velocidade de download em dispositivos móveis, no segundo e terceiro trimestre de 2018. Na velocidade de upload móvel, o país ficou em 99° lugar, no mesmo período. Apesar do posicionamento baixo em uma escala global, o Brasil vem aumentando sua velocidade deste o ano passado, com investimentos das principais operadoras e, sem dúvida, tem um potencial gigantesco de melhorar sua velocidade nos próximos anos.

No país, um levantamento da Speedteste Intelligence ™ revelou que a Claro foi a operadora mais rápida do Brasil durante o 2° e 3° trimestre de 2018, alcançando um Speed Score de 26,75 em dispositivos modernos. Na segunda colocação ficou a Vivo, com um Speed Score de 17,59, enquanto a TIM ficou em terceiro lugar, com 13,68. Já a Oi e a Nextel ficaram em quarto e quinto lugares, com um Speed Scores de 10,63 e 8,42, respectivamente.

Ao analisar as operadoras mais rápidas, a empresa considerou as principais operadoras (todas as operadoras com 3% ou mais do total de amostras de teste no mercado para o período). Em seguida, determinaram a operadora mais rápida usando o Speed Score, que incorpora uma medição da velocidade de download e upload de cada provedor para classificar o desempenho da velocidade da rede (90% da velocidade final é atribuída à velocidade de download e os 10% restantes à velocidade de upload). O Speed Score usa um trimean modificado para demonstrar as velocidades de download e upload disponíveis na rede de um provedor. Utilizamos velocidades do 10º percentil, do 50º percentil (também conhecido como mediana) e do 90º percentil e as combinaram em uma média ponderada usando uma proporção de 1:2:1, respectivamente. O foco são as velocidades de download e as velocidades médias, pois elas representam o que a maioria dos clientes dos provedores de rede experimentará no dia a dia.

Embora a Claro seja excelente em termos de velocidade, a distribuição de seus resultados é menos densa que a da Vivo e da TIM. Os resultados da Oi são ainda menos densos, apesar de abrangerem uma área geográfica extensa. A maioria dos resultados da Nextel é encontrada nas cidades.

Os números do 2T-3T de 2018 mostram que o padrão de resultados dos testes é mais denso em três das áreas mais populosas do Brasil. A densidade começa na costa sudeste de São Paulo e se estende até a ponta leste do país em direção a Salvador e Recife.

Operadoras brasileiras mais rápidas por cidade

As cidades de Porto Alegre e Curitiba são as que possuem maior velocidade móvel do país, entre as dez cidades mais populosas do Brasil. Porto Alegre foi a mais rápida, com um download médio de 24,43 Mbps 2T-3T de 2018. Há uma estreita disputa pelo segundo, terceiro e quarto lugares, com Curitiba a 22,60 Mbps, Brasília-capital a 22,20 Mbps e Rio de Janeiro com em quarto lugar, a 22,02 Mbps. São Paulo, a cidade mais densamente povoada do Brasil, ocupa o quinto lugar, com uma média de 20,74 Mbps.

Já as velocidades mais baixas são encontradas em Manaus, com uma velocidade média de 14,83 Mbps. A Claro continua sendo a operadora mais rápida em todas as dez cidades mais populosas do Brasil.

Jornalista formado pela Universidade Mogi das Cruzes, trabalha há 6 anos no mercado de tecnologia. Atualmente é PR no Grupo ZAP.