O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Dicas e truques: iPhone XR, XS e XS Max

Quer saber como aproveitar ao máximo o seu novo iPhone XR, XS ou XS Max? Veja dicas.

A Apple anunciou em setembro o iPhone XR, o iPhone XS e o iPhone XS Max. Disponíveis no Brasil desde novembro, é normal que o leitor pesquise bastante antes de investir a partir de R$ 5.299 em um smartphone. Preparamos diversas dicas para você dominar o seu novo iPhone, que tem um visual remodelado e diversas novidades.

Antes, se você ainda não comprou o iPhone XR, XS ou XS Max, pode ser que alguns destes tópicos sejam do seu interesse:

Gestos básicos

Começando pelos gestos básicos. O seu novo iPhone XR não tem mais um botão inicial, ou seja, você precisa fazer isso por gesto. Veja como navegar por ele:

  • Central de Notificações: deslize o dedo de cima para baixo no canto superior esquerdo;
  • Central de Controle: deslize o dedo de cima para baixo no canto superior direito (note que é aí que você pode ver o nível da bateria em numeral);
  • Voltar para a home: deslize o dedo de baixo para cima na parte inferior da tela;
  • Ver aplicativos aberto: deslize o dedo de baixo para cima na parte inferior da tela e pare no meio do gesto para ver todos os apps abertos.
  • Fechar um aplicativo: com todas as prévias do app aparecendo, jogue um app para cima

Mudar rápido entre aplicativos

Agora que você já sabe todos os gestos básicos do iPhone, tem uma outra dica: Você pode mudar rapidamente entre aplicativos. Imagine que você está no WhatsApp e precisa voltar para o Safari, que você acabou de abrir, para confirmar um endereço. No canto inferior da tela, passe o dedo para o lado (da esquerda para direita) que o último app será aberto. Se você continuar fazendo isso, ele vai voltando para os outros aplicativos recém-utilizados. O mesmo vale da direita para a esquerda se você for rápido.

Alcançabilidade

Os novos iPhones contam com telonas. O iPhone XS tem 5,8 polegadas, o iPhone XR tem 6,1 polegadas e o iPhone XS Max tem 6,5 polegadas. Pode ser, portanto, que você não alcance o canto superior direito do celular com uma única mão. Para facilitar, a Apple traz, desde o iPhone 6, a função “Alcançabilidade”.

Em Ajustes, vá em Geral, Acessibilidade e ative o Alcançabilidade. Para usar, na barra dos quatro apps principais, passe o dedo de cima para baixo, que metade da tela desce. Assim, você pode acessar a Central de Controle ou a Central de Notificações mais facilmente.

Central de Controle

Você sabe usar a Central de Controle, mas sabia que dá para customizar quais aplicativos aparecem nela? Por exemplo, você pode deixar um acesso rápido ao Modo de Pouca Energia, ao controle da Apple TV, à gravação de tela, etc.

Em Ajustes, vá em Central de Controle e Personalizar Controles. Adicione os que você acha mais úteis e tire os que você não pretende usar. Para acessá-la, é só deslizar o dedo de cima para baixo no canto superior direito.

3D Touch

Os iPhones XS e XS Max contam com o 3D Touch. Basicamente, essa função permite um novo gesto ao pressionar com um pouco mais de força links, fotos, perfis no Instagram ou e-mails. Por exemplo, se você guarda os aplicativos em pastas, ao apertar uma pasta com um pouco mais de força, você consegue saber quais apps têm notificações para serem vistas. Ou seja, comece a pressionar com força links, apps, fotos, e-mails e descubra novas possibilidades.

O iPhone XR não conta com o 3D Touch, mas, mesmo assim, a Apple permite gestos similares com Live Photos e na Central de Controles. Na barra de brilho da tela, na central, toque e mantenha pressionado o dedo nela. Uma nova aba vai abrir com o Night Shift e o True Tone. O mesmo vale para outros ícones da Central de Controle.

Busca nas fotos

Já faz um tempo que o iOS permite buscar fotos, mas no iOS 12 ficou ainda melhor. Na barra “Buscar”, você pode pesquisar por Momentos, Pessoas, Lugares, Grupos e Categorias. Experimente procurar por “junho de 2014”, “gato”, “Paris”, “documentos” ou o nome de um amigo para encontrar fotos.

Ajuste de foco / Iluminação de Estúdio

Falando em foto, a câmera dos novos iPhones ficou ainda melhor e o processador A12 Bionic ajuda para que os seus cliques tenham ainda mais detalhes. Tanto no iPhone XR, quanto no XS e no XS Max é possível fazer o Modo Retrato, que é quando você foca na pessoa em primeiro plano e o fundo fica desfocado.

A novidade é que depois de fazer o clique, você pode tocar em “Editar” na foto e mudar o desfoque, deixando-o mais aparente ou praticamente sem blur. Outra função, mas que já existia nos iPhones passados, é o “Iluminação de Estúdio”, que aplica filtros de luz diferentes ao seu rosto.

Também em “Editar”, passe o dedo entre os cinco modos no iPhone XS ou três modos no iPhone XR. O mesmo vale para a câmera frontal.

Live Photo

Essa é uma novidade que está no mercado desde o iPhone 6s, assim como o 3D Touch, mas vale a pena reforçar. Ao abrir a câmera, veja se há uma bolinha amarela como a da foto. Se ela estiver ativada, quando você fizer um clique, o iPhone vai armazenar três segundos dessa cena.

Se por um lado você pode reviver o momento que a foto foi tirada usando o 3D Touch no rolo de câmera, você também pode criar um GIF com a Live Photo ou aumentar a exposição dela. É só deslizar o dedo de baixo para cima numa foto e olhar as opções.

Configurando o (segundo rosto no) Face ID

O Face ID é o novo modo de desbloqueio dos iPhones atuais. É só olhar para o iPhone para desbloquear a tela, pagar uma conta com Apple Pay ou preencher uma senha. Caso você não tenha feito o processo de ativar o Face ID ao instalar o celular, é só ir em Ajustes, Face ID e Código e configurar o seu rosto.

No novo iOS, você pode definir um segundo rosto. Isso, na verdade, significa que se você costuma usar uma maquiagem muito pesada ou gosta muito de um óculos de sol, você pode configurar um “rosto alternativo” para que ele continue funcionando tão bem quanto quando você não tem nenhuma interferência no rosto. Aqui, explicamos mais sobre isso.

Outra coisa que você pode fazer, mas que diminuiu a segurança do celular, é tirar o “Exigir Atenção para o Face ID”, pois, por padrão, você só desbloqueia o iPhone se estiver olhando para ele. Se você desativar essa função, é só apontar o celular para o seu rosto.

Como (des)bloquear notificações na tela bloqueada

Graças ao Face ID, a Apple não mostra na Central de Notificações os pushes de aplicativo que você recebeu. Então a pessoa que pegar o seu celular pode até saber que você recebeu uma notificação do WhatsApp, mas ela não saberá de quem. Só você, ao olhar para a tela, vai descobrir.

Se você quiser mudar isso, vá em Ajustes, Notificações e Pré-visualizações e selecione “Sempre” para sempre aparecer o conteúdo das mensagens ou “Nunca”, para mesmo quando você desbloquear o celular, não aparecer o conteúdo na notificação.

Criando o seu Memoji

Uma outra novidade do sistema True Depth do iPhone XR, XS e XS Max, são os Animojis. O sistema do Face ID reconhece diversos pontos no seu rosto e é por isso que a Apple achou uma boa ideia criar emojis animados. Existem diversos deles e recentemente a empresa também trouxe os Memojis, que são emojis animados seus. Com o iOS 12.1, você pode ter diversos Memojis diferentes.

Para criar um, vá no iMessage, toque em uma mensagem e, no canto inferior direito, selecione o macaco. Em seguida, deslize o dedo de baixo para cima até abrir todos os Animojis. No +, comece a criar o seu Memoji.

Configurando o Apple Pay / Acesso rápido

O Apple Pay é o sistema de pagamento móvel da Apple. Aqui, você descobre tudo sobre ele. Já é possível configurar cartões do Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. Podendo adicionar ou crédito, débito ou múltiplo nas bandeiras Visa e Mastercard (necessário verificar com o seu banco).

No Wallet, toque no canto superior direito no +. Adicione o seu cartão. Em seguida, verifique no aplicativo do seu banco o registro do cartão. Para começar a usá-lo, é só dar dois toques no botão lateral (o do canto direito). Uma tela abre com o seu cartão e automaticamente o Face ID autentica o seu rosto.

Dar os dois toques é uma boa opção para ver o cartão de embarque de um voo, por exemplo.

Mudando o cartão principal do Apple Pay

Agora que você aprendeu a configurar o Apple Pay, pode ser que você tenha configurado um cartão que usa menos antes de configurar o seu cartão principal. Em Ajustes, vá em Wallet e Apple Pay e em “Padrões de Transação”, toque em Cartão Padrão e selecione qual você pretende usar.

Desligar o iPhone

Desligar o celular sempre foi uma tarefa simples: basta segurar o botão de força. Só que desde o iPhone X, o botão de força agora se chama “Botão Lateral” e só ele por conta própria pode bloquear o telefone ou chamar a Siri.

Se você quiser desligar o iPhone XR, XS ou XS Max, segure o botão lateral junto com o botão de volume. Em seguida, deslize o dedo para desligar o aparelho. Para ligá-lo, basta segurar por alguns segundos o botão lateral.

Como funciona o Tempo de Uso

O Tempo de Uso é uma função que surgiu no iOS 12. Nele, você recebe um relatório semanal com o tempo que passou no iPhone. Essa é uma tentativa da Apple de fazer com que o usuário se conscientize de quanto tempo passa olhando para a tela do telefone. Para descobrir essa função, vá em Ajustes e Tempo de Uso.

Nele, é possível colocar um período que você não vai usar o dispositivo e só mensagens e ligações importantes são notificadas. Dá também para limitar o uso de certos aplicativos ou bloquear conteúdos em Privacidade.

Facilidade com o AirDrop

O AirDrop é uma das funções mais bacanas dos dispositivos Apple. É por ele que você pode compartilhar uma foto com um amigo, sem gastar a internet, e com a resolução cheia dela. Antes de tudo, verifique se o seu Wi-Fi e Bluetooth estão ligados na Central de Controle (dica: deixá-los desligados não vai fazer a bateria durar mais).

Em Ajustes, vá em Geral e AirDrop e permita que “Todos” te mandem mensagem. Agora, ao selecionar uma foto, por exemplo, toque no ícone do canto inferior esquerdo e onde está escrito “AirDrop”, veja se aparece o iPhone, iPad ou Mac do seu amigo ou do trabalho. Toque para compartilhar e pronto. O mesmo vale para arquivos, links, músicas, etc.

Copiar e Colar entre dispositivos

A partir do iPhone 5 e dos MacBooks de 2015 (com o software mais recente), você pode copiar mensagens de texto ou fotos e colar em outro dispositivo. E a função é tão simples quanto o nome.

No iPad, selecione um link e toque em “Copiar”. No seu iPhone, no WhatsApp, pressione toque em “Colar” no campo da mensagem e pronto.

Como tirar e apagar um print

Para tirar um print no iPhone XR, é só apertar o botão lateral e o botão de volume ao mesmo tempo. Uma pré-visualização aparece no canto inferior esquerdo. Toque nela. Dali, você pode fazer uma pequena edição e já mandar para algum colega pelo WhatsApp, Twitter ou e-mail. Depois de mandar, você pode optar por já apagar o print ou então salvá-lo no rolo de câmera.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.