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Volkswagen aposta no digital para se aproximar do consumidor

Com soluções voltadas para Realidade Virtual, in-store e aplicativos, a Volkswagen quer levar, com praticidade, informação aos motoristas.

AVolkswagen do Brasil apresentou nesta quarta-feira (20), para jornalistas, a área de Digitalização e Novos Conceitos de Negócio, que tem a missão de repensar o modo como as pessoas se relacionam com os carros.

Para colocar esse objetivo em prática, uma das novidades é a Concessionário Digital Volkswagen. Com ela, a empresa alemã espera até o final de 2019, implementar em 100 pontos de vendas ferramentas digitais que ajudem o consumidor na hora de escolher o carro ideal.

Por meio de óculos de Realidade Virtual, os clientes podem conhecer o portfólio VW, além de totens e tablets mostrando detalhes e diferenciais dos carros, condições de compra, financiamento e até dar algumas dicas de qual pode ser o veículo ideal para cada perfil.

Outra novidade é a plataforma VW Connect, que faz parte da série T-Cross Highline, que é o primeiro da América Latina a trazer essa tecnologia. Por meio de um DataPlug, é possível abastecer o app com informações do veículo.

Dados como quilometragem total do carro, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, datas de viagens e consumo de combustível de cada viagem são mostrados de maneira simples. É possível usar a opção de “localizar veículo”, mostrar a rede de concessionárias e controlar o período de revisão.

Após cada viagem, o aplicativo dá uma pontuação da direção do motorista: se ele passou da velocidade permitida da via, se brecou forte demais entre outras coisas. A Volkswagen estuda dar bônus no pós-venda para os melhores condutores, incentivando um melhor cuidado do carro e uma direção mais segura.

Manual do Usuário ficou inteligente no app Meu Volkswagen

Com ajuda da inteligência artificial do Watson, da IBM, a VW aposta no manual cognitivo que responde aos motoristas questões sobre o veículo. A tecnologia está presente no Virtus, Tiguan Allspace, Novo Jetta e T-Cross.

Esse manual já realizou mais de 100 mil interações, fala em português e espanhol e tem a capacidade de responder 13 mil perguntas cadastradas em sua base de dados.

Fabio Rabelo, gerente executivo de digitalização e novos modelos da Volks América do Sul, conta que eles analisam todas as vezes que um usuário acredita que uma resposta não foi dada de maneira satisfatória para entender o que aconteceu. Termos com variação regional ou possíveis bugs também são descobertos analisando as perguntas dos usuários.

Essas soluções tentam trazer facilidade para o motorista com o carro e também conectá-lo à concessionária, para qualquer necessidade, troca ou revisão.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.