O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

WWDC19: conheça as principais novidades do iOS 13 para o iPhone

Modo Escuro, edições avançadas de foto, sign in com a Apple e muito mais foi apresentado sobre o iOS 13.

Já pode ficar ansioso pelo novo sistema operacional do iPhone. O iOS 13 foi apresentado com diversas novidades, nesta segunda-feira (3), durante a WWDC19. Praticamente exclusivo para os smartphones da Apple, já que o iPad ganhou o seu próprio sistema operacional, há muito para ficar animado no iOS 13.

Mas vá com calma, porque o iOS 13 só estará disponível no outono do hemisfério Norte, provavelmente lá para setembro, quando a Apple costuma apresentar novos iPhones. E se você é um early adopter, o beta público só será liberado em julho. Abaixo eu te conto as principais novidades que o sistema vai trazer.

13 novidades do iOS 13

1.) Modo Escuro: sim, o iPhone ganhou um Modo Escuro que funciona em todos os aplicativos nativos do sistema. É uma nova experiência para ambientes de pouca luminosidade e também é uma maneira de você economizar bateria em uma tela OLED. Desenvolvedores também podem integrar seus aplicativos ao novo tema introduzido pela Apple.

2.) Dispositivos suportados: o iOS 13 diz adeus para os iPhones 5s e 6. É a partir do iPhone 6s que você poderá atualizar para o novo sistema operacional da Maçã e, sim, o iPhone SE segue vivo.

3.) Otimização: no iOS 13, os aplicativos abrem duas vezes mais rápidos. Eles também pesam 50% menos e as atualizações agora são 60% menores. O desbloqueio por Face ID também fica 30% mais rápido.

4.) Música e filme para dois: quer ouvir música ou assistir uma série com alguém? No novo iOS, cada pessoa pode ficar com o próprio par de AirPods e curtir aquela canção especial ou uma nova série.

5.) Login com a Apple: uma das novidades mais bacanas é o “Sign in with Apple”. Com ele, você pode fazer o cadastro em aplicativos ou websites com uma proteção maior dos seus dados. Não é mais necessário logar com o Facebook ou Google. Além de você poder escolher quais dados compartilhar, a Apple também cria um e-mail aleatório, caso você não queira usar a sua conta pessoal.

6.) Memojis – customização e adesivos: Memojis ganharam novas customizações como piercing, chapéus, dentes, brincos e eles até podem usar AirPods. O melhor é que você pode criar adesivos de Memoji e usar em qualquer aplicativo de mensagem. Se você tem um iPhone 6s ou superior vai poder criar esses adesivos.

7.) Messages: o iMessage também ganhou uma boa atualização. Agora é possível identificar qual mensagem você está respondendo em uma conversa. Também é possível criar um perfil, assim toda vez que você (ou alguém) mandar uma mensagem vai aparecer o nome e a foto (como acontece no WhatsApp, por exemplo). A Apple encoraja o usuário a usar até um Memoji como foto de perfil, se desejar.

8.) QuickPath: esqueça a digitação tecla por tecla. E se você simplesmente deslizasse o dedo sobre o teclado? A função estilo Swiftkey estará presente no iOS 13.

9.) Nova Siri: Você já. Percebeu como a Siri. Fala meio. Quebrado? Tem até alguns raps dela, inclusive. No novo sistema operacional, ela ganha uma voz mais natural com frases completas em uma única tacada e não fragmentos de vozes.

10.) Fotos: guardar boas memórias nunca foi tão bom e lembrar delas nunca foi tão fácil. O Fotos ganhou uma atualização e agora é possível vê-las de uma maneira diferente ao selecionar “Anos”, “Meses” ou “Dias”. Por exemplo, o app entende que alguns eventos acontecem todos os anos, como o aniversário da sua filha. Com isso, ele cria álbuns especiais usando aprendizado de máquina – e sem levar essas informações para longe do seu iPhone.

11.) Edição inteligente: no iOS 13 é mais fácil de editar as fotos de uma maneira profissional. Adicione brilho, sombra, constraste, balanço de branco, definição, entre outros detalhes com apenas um toque. Falando em edição, sabia que, pela primeira vez, é possível girar um vídeo, deixando-o na posição da sua preferência?

12.) Volume: a barra de volume mudou. Ela não fica mais no meio da tela e sim na lateral esquerda. Bem menor, é possível ajustar o som pelo toque na tela ou simplesmente ver uma barrinha menor no canto, que indica o volume.

13.) Lembretes de cara nova: ficou mais fácil editar e criar lembretes inteligentes, com mais maneiras de organizar e ficar de olho neles. É possível adicionar mais rapidamente horário, datas e locais. Com uma integração profunda com o Messages, é possível até marcar alguém em um lembrete, assim quando você trocar uma mensagem com a pessoa, o alerta surgirá.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.