O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Escreva sua busca acima e pressione enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

WWDC19: tudo o que você precisa saber sobre o iPadOS

Pela primeira vez, o iPad ganha um sistema operacional próprio. Conheça as possibilidades do iPadOS 13.

Se o iOS 11 mudou a forma de usar o iPad – de uma maneira que ele virou o seu próprio computador -, foi nesta WWDC que de fato o tablet tomou uma nova proporção com o iPadOS.

A partir do outono no hemisfério Norte, quem tiver um iPad Air 2, iPad mini 4, iPad de quinta geração ou qualquer iPad Pro poderá aproveitar uma nova experiência com o iPadOS 13. O sistema operacional finalmente faz jus à capacidade dos tablets mais poderosos da Maçã com uma nova tela inicial, novos gestos e funções pro.

Novo sistema operacional: conheça o iPadOS 13

Tela inicial: a tela inicial foi redesenhada com um novo layout para mostrar mais aplicativos em cada página. É possível adicionar a “Today View”, que traz um acesso rápido aos widgets, como previsão do tempo, calendário, evento, dicas e mais.

Split View e Slide Over: agora é possível colocar o mesmo aplicativo para dividir a tela. Portanto, é possível ter duas Notas diferentes rodando lado a lado. Com o Slide Over, dá para deixar sempre por perto os apps mais usados. Por exemplo, alterne entre música, mensagem e calendário sem precisar ficar puxando os apps pelo dock ou trocar os que estão no Split View.

Apple Pencil: iPadOS traz novas possibilidades com o Apple Pencil, como fazer print de uma tela no canto da tela. Com uma paleta redesenhada, também é mais fácil de usar ferramentas para desenhar ou escrever. A latência do lápis é ainda menor: de 20 ms para 9 ms.

Arquivos: aplicativo ganhou novas funções. Com o iCloud Drive é possível fazer compartilhamento de pastas, além de conectar drives externos, como USB e cartão SD.

Safari com cara de desktop: o Safari no iPad tem que parecer com o visual de um computador ou de um iPhone? Com o iPadOS, ele automaticamente traz a versão desktop, mas apropriadamente adequada para a tela do seu tablet. O iPad também vai ganhar 30 novos atalhos de teclado e melhora na organização de abas.

Edição de texto: não é preciso mais dar dois toques em uma palavra para depois selecionar o resto do texto. Com um único toque e arrastar, é possível fazer a seleção de um trecho. O iPadOS 13 também traz novos gestos de cortar, copiar e colar.

Modo Escuro: todo o sistema ganha um novo visual escuro.

Fontes Customizadas: quer usar uma fonte específica em um documento no iPad? Será possível baixá-la pela App Store as fontes da Adobe, DynaComware, Monotype, Morisawa, entre outras.

Melhoras na performance: no iPadOS 13, os aplicativos abrem duas vezes mais rápidos, os downloads pesam 50% menos e os apps são 60% menores.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.