O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Begin typing your search above and press return to search. Press Esc to cancel.

Acessibilidade: novo Controle de Voz no Mac faz da Apple a Apple

Seja no Mac, iPad ou iPhone, com o novo Controle de Voz, mais usuários podem aproveitar ao máximo os seus gadgets.

Eurante a keynote de abertura da WWDC19, a Apple anunciou que o Controle de Voz ficaria melhor e mais intuitivo para pessoas com deficiência. Em um vídeo de 86 segundos, a empresa de Cupertino mostrou uma das funções que trazem mais liberdade para os consumidores interagirem com os seus produtos.

“O Controle de Voz é uma grande novidade que te dá total controle dos seus dispositivos, com apenas a sua voz. É uma nova maneira de fazer tudo o que você ama”, dita Ian para o seu iMac.

Com o macOS Catalina, a Apple incluiu a navegação por voz no Mac. Com um ditado mais completo e diversas funções de edição, ficou mais eficiente escrever e usar comandos para abrir e interagir com aplicativos.

Uma das novidades é navegar por aplicativos com etiquetas nas funções e tela com zoneamento para selecionar, dar zoom ou arrastar um objeto. Com a função ativada no macOS Catalina (ou iOS 13 e iPadOS 13) é só dizer: “Acorde. Abra o Notas. Hoje está um ótimo dia e com sol. Corrigir sol. Quatro”.

Em uma adaptação livre minha do que o vídeo mostra, o sistema operacional entende os seus comandos de voz (são centenas deles). Ao corrigir uma informação, por exemplo, a palavra sol é selecionada e várias opções aparecem. Neste caso, a “quatro” (na minha imaginação) seria um emoji de sol. Confira o vídeo:

Além do Controle de Voz, você pode aproveitar uma segunda tela para manter uma delas com zoom e em alta resolução. É uma maneira de ajudar pessoas com baixa visão a trabalharem melhor no Mac.

É possível também deixar um texto em suspenso para ficar mais fácil visualizá-lo no Catalina. Ao selecionar o texto, você pode apertar Control para ter uma janela dedicada com um texto maior e em alta resolução. É possível também selecionar fontes e cores.

No novo macOS, a Apple traz mais opções de braille internacional, é possível mudar o Controle de Voz para a Siri e até mudar os filtros de cor da tela, para ajudar pessoas com deficiência visual a diferenciarem cores que podem ficar confusas para elas.

O macOS Catalina traz diversas novidades e você pode conferi-las aqui.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.