O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Escreva sua busca acima e pressione enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

VW Connect quer te fazer um motorista melhor

Aplicativo VW Connect, da Volkswagen, conversa diretamente com o seu carro usando um DataPlug – e a experiência não poderia ser melhor.

A Volkswagen está mudando a experiência de como os brasileiros interagem com os carros – e não são apenas com os novos modelos. Desde o aplicativo “Meu VW”, que traz um manual online do veículo e tira as principais dúvidas dos carros da empresa, até ao VW Connect, que literalmente mostra como você está dirigindo o automóvel.

Com esse segundo aplicativo, basta você conectar um DataPlug, acessório que a própria Volkswagen vende entre R$ 500 e R$ 600 e espetar abaixo do volante do seu veículo – a novidade serve para modelos fabricados a partir de 2012.

Com o DataPlug instalado e o aplicativo VW Connect no seu smartphone, você tem uma conexão direta sobre tudo o que acontece no seu veículo. Você sabe sempre onde estacionou o carro, quantos quilômetros ele rodou, nível do tanque, autonomia, quando você precisa fazer serviços de inspeção ou trocar o óleo.

Pelo aplicativo VW Connect também é possível colocar quanto você gasta com gasolina. Ele faz uma média, indica quanto o carro já consumiu de combustível desde sempre e até quanto você já gastou com o carro.

O app também quer que o seu melhor amiga seja a concessionária: qual é a mais próxima da sua casa? Você tem ido o suficiente? Inclusive, não seria nada mal se o app fosse menos proativo a dizer “e a concessionária? Já foi dar um oi hoje?”

O que quero focar, na verdade, é a aba “Viagens” e, inclusive, é o motivo deste texto.

Como a Volkswagen me fez um motorista melhor com o VW Connect

A aba “Viagens” mostra todas as viagens que você fez: de onde e para onde, a quilometragem inicial e final do carro, distância, duração e tempo parado, velocidade média e máxima, tipo da viagem e o custo de combustível (que começa a contar a partir do primeiro processo de abastecimento registrado).

O mais importante é o tipo da sua condução. O aplicativo te dá um score de até 100% e ele inspeciona a “Aceleração”, “Velocidade do Motor”, “Temperatura do líquido de arrefecimento do motor”, “Velocidade” e “Frear”. O ideal para o app é uma nota de pelo menos 98%. Abaixo disso, ele já indica onde foi que você precisa melhorar, como em relação a frear “Muito bem! Mas ainda falta algo ;)” ou sobre a aceleração “Você tem potencial! Isso mesmo”.

Por enquanto, a Volkswagen está avaliando o que fazer com essa gamificação – inclusive, você pode ganhar insígnias por dirigir bastante, conscientemente ou até deixar o carro na garagem. Mas as opções são muitas: desconto no seguro, bônus ($$$) na troca do carro, gratuidade de algum serviço…

Fora que a gamificação funciona muito bem, principalmente quando o objetivo é dirigir melhor. É uma maneira simples, mas eficaz de fazer o condutor se policiar. Como os meus testes foram feitos com o T-Cross, também cedido pela assessoria de imprensa da Volkswagen por uma semana, não tem nada melhor do que tirar um score de 98% ou 99%, fora que durante todos os percursos, no meu caso, sempre pensava “hmm… essa aceleração exagerada vai contar um pontinho a menos” ou “ih e essa brecada surpresa”.

Além do acessório da empresa, existem outras produtos como o Engie, que já falamos aqui no Nova Post, e têm acesso aos mesmos dados do veículo. Essas novidades são um bom começo para transformar o carro em um smart car e também para te transformar em um motorista mais consciente.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.