O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Escreva sua busca acima e pressione enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

Conheça os novos mostradores do watchOS 6 para Apple Watch

Sistema operacional watchOS 6 traz cinco novos mostradores para o Apple Watch. Veja as novidades.

Faz quase uma semana que a Apple anunciou as novidades de software para os seus dispositivos durante a WWDC19. O novo watchOS 6, por exemplo, traz mais independência para o Apple Watch com um App Store própria, Siri mais proativa, novos aplicativos e até Memoji/Animoji para responder mensagens.

Outra novidade que também é sempre bem-vinda são os novos mostradores. Ainda não foi nessa atualização que a Apple liberou o Kit para desenvolvedores criarem as suas watch faces customizadas, mas há cinco novas, que a própria Apple vai disponibilizar: California, Gradient, Numerals, Solar Dial e Modular Compact.

California

À primeira olhada, a watch face California lembra os mostradores da Hermès. Focado nas horas, mas com símbolos árabes, hindu, numerais e de pílulas, é possível ter até duas complicações caso você escolha o design de tela cheia. Também dá para mudar fundo para azul, preto, branco ou gelo. Para quem busca um mostrador simples, mas elegante, essa é uma boa opção para o novo sistema operacional.

Gradient

Como o nome indica, nessa watch face você pode escolher qualquer cor que quiser de plano de fundo e o relógio cria uma combinação única de design em gradiente. Você também pode ajustar as linhas para uma quebra no degradê e selecionar o modo tela cheia ou apenas circular. No modo full screen, não há espaço para complicações e na opção redonda, há o mesmo número de complicações que o mostrador Infográfico.

Numerals

Esse mostrador já existe, mas ganhou um upgrade com novas opções. Agora é possível escolher os números em uma única cor ou duas cores diferentes. É possível customizar o estilo dos números entre Árabe ocidental, Árabe oriental, Devanagari e romano. Tanto as opções Mono quanto Duo não contam com suporte a complicações, mas o Duo traz a hora e também os minutos.

Solar Dial

Também de cara nova, o Solar Dial vem para somar o clássico mostrador Solar. A Apple trouxe o design Infográfico com o dial solar ao centro, o que permite entender em que posição está o sol. Girando a Coroa Digital, você também pode entender onde vai estar o sol ao longo do dia. Nesse mostrador, você pode configurar quatro complicações.

Modular Compact

Após o Infográfico Modular apresentado no watchOS 5, o mostrador Modular Compact traz a possibilidade de mudar o relógio analógico para o digital e traz três novos espaços para complicações.

O que mais vem aí

Com o novo watchOS 6, a Apple promete mais informações para ver em uma olhada. Com esses novos mostradores, será possível ver o volume de decibels, a conexão do 4G e até a chance de chuva. Com novas complicações, será possível começar uma gravação ou ouvir um audiobook (não disponível no Brasil).

Com a tecnologia do Taptic Engine, é possível entender o horário no relógio apenas pela vibração do Apple Watch no seu pulso. Toda vez que der 10:09, por exemplo, ele pode tocar uma notificação. Ao segurar dois dedos no mostrador, ele te dirá o horário por voz.

A Siri também está mais inteligente. Uma novidade é a possibilidade de perguntar qual é a música mesmo sem o telefone por perto. Com a integração com o Shazam, agora você pode saber qual é a canção que está tocando no bar, na festa ou na TV.

A Siri finalmente traz buscas em tópicos e com informações completas de páginas na web. Assim fica mais fácil procurar conteúdos sem precisar pegar no iPhone.

O watchOS 6 chega no outono do hemisfério Norte.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.