O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Escreva sua busca acima e pressione enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.
  /  Tecnologias Cotidianas   /  iOS 13 lança controle de ciclo menstrual no iPhone

iOS 13 lança controle de ciclo menstrual no iPhone

saude-ciclo-menstrual-apple-nova-post
Com o iOS 13, o aplicativo Saúde traz a melhor solução para você acompanhar todas as informações do seu ciclo menstrual.

Existem diversos aplicativos de controle de ciclo menstrual e provavelmente você já tem o seu preferido, mas junto do iOS 13, a Apple traz essa função nativamente, direto do app Saúde. A grande diferença é que todas as informações que você coloca sobre o seu ciclo ficam apenas no seu iPhone e não são compartilhadas com terceiros.

No começo do ano, tanto a Bloomberg quanto o Wall Street Journal publicaram reportagens sobre como alguns apps de ciclo menstrual não tinham políticas de privacidade claras sobre como eles compartilham informações dos usuários com pesquisadores ou empresas como o Facebook. Assim como toda polêmica de FaceApp, essa envolve uma questão ainda mais particular: o seu corpo.

Com o iOS 13, anunciado em primeira mão na WWDC19, em junho, a Apple quis dar um passo extra incrementando o aplicativo Saúde com a função de ciclo menstrual. Sem precisar baixar um app extra ou responder um longo formulário, é fácil ter informações do seu calendário menstrual e ainda algumas indicações médicas.

No app, é possível anotar detalhes da sua menstruação, nível de fluxo, sintomas como cólicas e dores de cabeça e se você teve ou não sangramento de escape. É possível ir além e registrar os principais dados de fertilidade, como temperatura corporal basal e resultados de testes de ovulação.

O aplicativo mostra uma previsão do início e término do período menstrual e fértil para os próximos três ciclos. É possível receber notificações sobre menstruação e fertilidade, além de consultar todo o histórico e estatísticas dos ciclos.

Fazendo o acompanhamento de ciclo menstrual

saude-ciclo-menstrual-apple-nova-post

Na tela principal do aplicativo Saúde, há um resumo de tudo conectado à sua saúde, como o acompanhamento de ciclo, as informações de atividade do Apple Watch, exercícios e também a média dos níveis de áudio dos fones de ouvido.

Em Explorar e “Acompanhamento de Ciclo” tem todos os dados que você precisa sobre essa seção e são necessários poucos toques para adicionar um registro de ciclo. Ao rolar a página para baixo, há artigos sobre ciclos menstruais.

Além de mostrar a importância do ciclo menstrual na sua saúde, ele também diz o que você precisa conversar com o seu médico, como:

  • Se você não menstruou até os 16 anos;
  • Se a sua menstruação parar por mais do que 90 dias;
  • Se a sua menstruação durar mais do que sete dias;
  • Se você tiver menos de 21 dias ou mais de 45 dias entre as menstruações; entre outras informações.

A página também fala de como os ciclos e a menstruação podem variar ao tomar um contraceptivo e que o seu ciclo típico pode ser diferente de uma amiga ou parente. “O que realmente importa é o seu normal”, diz.

Acompanhamento de Ciclo chega com o iOS 13, no app Saúde, disponível a partir do iPhone 6s e SE e também no watchOS 6, com o Apple Watch.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.