O iOS 13 já está disponível para iPhones e iPods. Conheça as principais novidades para você baixar o novo sistema operacional da Apple.
O iOS 13, sistema operacional dedicado para iPhones e iPods touch, já pode ser baixado. Anunciado em junho durante a WWDC19, o sistema traz diversas novidades esperadas pelos usuários, como o Modo Escuro, um novo posicionamento da barra de volume e mais. Confira os principais destaques do iOS 13, que vão te fazer baixar o sistema agora. Vale lembrar que ele está disponível para o iPhone 6s ou superior e o iPod touch de sétima geração.
Principais novidades do iOS 13

1.) O iPhone ficou mais rápido: sim, é verdade. O iPhone ficou mais rápido no iOS 13. Por exemplo, o Face ID desbloqueia com uma velocidade 30% maior. No caso dos aplicativos, eles ficam 50% menos pesados do que a primeira vez que você os baixou, as atualizações também são até 60% menores e os aplicativos abrem duas vezes mais rápidos.
2.) O iOS agora vive no escuro: é possível optar pelo sistema no Modo Escuro a partir do iOS 13. Não é que a Apple só mudou do branco para o preto, mas há todo um cuidado com os tons escuros para que o usuário diferencie uma camada de um app para outro. Se o seu iPhone tem tela OLED, pode ter certeza que a bateria vai ser melhor conservada nesse modo. Também dá para optar pelo modo clássico ao longo do dia e o Modo Escuro ao escurecer, automaticamente.
3.) A barra de volume não fica mais no meio: essa novidade por si só é o suficiente para você baixar o novo sistema operacional. A barra de volume que acompanhou os usuários de iPhone por toda uma vida agora fica no canto superior esquerdo. Ela cresce quando você aperta os botões de volume e pega quase pela metade dois apps da primeira coluna e depois diminui e fica bem discreta enquanto você ajusta o áudio. É muito melhor.
4.) Safari ficou mais descolado: uma novidades mais bem-vindas é ao tirar o print de uma página do Safari, você pode escolher por printar, de uma vez só, toda a página e não só o que aparece no iPhone. O Safari também ganhou um gerenciador de downloads, igual nos browsers de desktop. Arquivos zipados, que vão para o app Arquivos, podem ser descompactados com um toque.
5.) Muitos motivos para usar o iMessage: é provável que você não use o iMessage, mas talvez esteja na hora de testá-lo. Por exemplo, todo mundo pode criar adesivos de Memoji – e eles podem ter AirPods. Agora é possível adicionar seu nome e foto na hora de mandar uma mensagem e compartilhar com todos ou só amigos – igual no WhatsApp. Outra novidade que não é exclusiva do iMessage, mas também faz sentido usar nele é o QuickPath. A função estilo Swiftkey permite que você deslize entre as teclas ao invés de ficar digitando letra por letra.

6.) Encontre amigos e os seus dispositivos: o aplicativo Find My Friends e Find My iPhone virou uma coisa só. Compartilhe a localização com os seus amigos ou familiares e também fique de olho nos seus dispositivos Apple.
7.) Dois AirPods e até quatro pessoas: se você tem um par de AirPods ou Powerbeats Pro e o seu amigo tem outro dispositivo desses, vocês podem ouvir música no mesmo iPhone ou iPad. Basta parear os dois no mesmo aparelho. Também é possível mudar o volume de maneira independente em cada par. O interessante é que até quatro pessoas podem ouvir a mesma música com essa solução, cada um com um fone.
8.) Mais controle na Central de Controle: sabe aquele processo de toda vez que vai conectar numa rede Wi-Fi, precisar ir nos “Ajustes” e “Wi-Fi”? Pela Central de Controle, mantenha pressionado o símbolo de Wi-Fi ou Bluetooth. Em seguida vai aparecer uma lista de dispositivos. Toque em um deles para conectar e se precisar digitar uma senha, você não vai ter que sair da Central de Controle. Simples assim.
9.) Apple Arcade já disponível: com dezenas de jogos, o Apple Arcade está disponível para todos os usuários. O serviço requer que você pague uma assinatura mensal de R$ 9,90, mas se você estava atrás de jogos com história e que não dependam que você fique pagando extra ou pulando mil anúncios, está aí mais um motivo para atualizar para o iOS 13. Conheça os melhores jogos aqui.
10.) Acompanhamento de ciclo: o iOS 13 traz nativamente o acompanhamento do ciclo menstrual. Sem compartilhar seus dados com os terceiros, vale a pena conferir essa solução nativa da Apple. Saiba mais aqui.
Quer saber outras novidades do iOS 13? Confira a matéria da WWDC19 com 13 novidades do sistema para iPhone aqui. Fique por dentro de dicas e truques para o novo Fotos aqui.
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.