O Nova Post tem como objetivo trazer um jornalismo de qualidade a partir das coberturas e análises nas áreas de tecnologia cotidiana (smartphones, televisores, etc.), games (jogos para computador, videogames, mobile e e-sports, englobando também o universo feminino) e internet das coisas.
d

The Point Newsletter

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

Follow Point

Escreva sua busca acima e pressione enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.
  /  Tecnologias Cotidianas   /  Google lança site Android Para Todos

Google lança site Android Para Todos

Após dez anos do Android no país, usuários consideram o sistema fácil, acessível e democrático. Ele também é o mais utilizado no mundo.

O Google anunciou nesta terça-feira (26) o lançamento do site Android Para Todos. Após dez anos no sistema operacional no país, que começou em apenas dois smartphones, há mais de 1.300 marcas que utilizam o sistema em mais de 24 mil produtos de diversas categorias.

No total, há 2,5 bilhões de dispositivos rodando o sistema móvel do Google em smartphones, TVs, relógios e mais. “O sistema operacional para todos”, de acordo com Flavio Ferreira, diretor de Android para a América Latina, é flexível, empodera negócios, democratiza acesso e ainda traz uma variedade de escolhas para os consumidores.

Uma pesquisa realizada online com 2.480 brasileiros, de todas as regiões, e com mais de 18 anos, mostra que o sistema do Google esteve no primeiro smartphone de 85% dos entrevistados. Daqueles que acessaram a internet pela primeira vez via um smartphone, 71% o fizeram por meio de um telefone Android.

A pesquisa também mostra que além dos serviços de mensagens, redes sociais e música, 83% das pessoas usam para fazer pesquisas na internet, 77% para realizar serviços bancários, 70% para ler notícias, 65% para usar aplicativos de mobilidade, 51% para educação e 44% para acessar serviços públicos.

Ao mesmo tempo, os brasileiros estão mais preocupados com o tempo dedicado aos seus telefones. Tanto o Google quanto a Apple, em 2018, lançaram soluções para o “bem-estar digital” do usuário.

Dados da GSMA mostram que o preço médio dos smartphones reduziu em 36% entre 2012 e 2017, apesar do ticket médio de compra, de acordo com a Samsung, ter aumentado.

Android Para Todos = acessibilidade

Durante o evento para jornalistas, o head de produtos de inteligência Artificial do Google, Sagar Savla, mostrou como funciona o aplicativo Live Transcribe.

Como o nome indica, ele traduz simultaneamente o que as pessoas estão falando, além de indicar palmas, assobios, latidos, etc. O app tem suporte bilíngue com troca rápida entre dois idiomas e está disponível em mais de 70 idiomas, entre eles o português.

Para o app funcionar, o Google usa aprendizado de máquina e reconhecimento de fala para adicionar esses recursos de acessibilidade aos bilhões de dispositivos Android.

A OMS estima que até o ano de 2055, haverá 900 milhões de pessoas com perda auditiva; com esse app, o Google acredita que ele pode “derrubar barreiras e tornar a vida um pouco mais fácil e acessível para todos”.

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é editor de internet do Jornal da Globo e escreve sobre tecnologia e games.