Se você se preocupa em investir caro num smartphone e correr o risco de perdê-lo, o novo seguro do Nubank para celular pode ser uma alternativa interessante. Na última terça-feira (01), a fintech anunciou um serviço que cobre danos acidentais, furtos e roubos. Contudo, há alguns detalhes que você precisa conhecer.
No Nubank Celular Seguro, como foi batizado pela empresa, só tem direito à cobertura quem é cliente do banco. Ou seja, caso esteja interessado em contratar o serviço, o primeiro passo é abrir uma conta corrente.
Uma vez que você já tenha isso pronto, é preciso entrar numa lista de espera, visto que o produto está sendo lançado aos poucos. Num futuro próximo, espera-se que o seguro do Nubank para celular esteja disponível para todos os clientes.
Por fim, após ter sua solicitação aprovada na fila, uma opção ficará disponível no app do banco. A partir de então, basta selecionar a opção “Seguro de Celular”, inserir o IMEI do dispositivo e escolher o tipo de plano que quer contratar.
Seguro do Nubank para celular é o único que cobre furtos simples; entenda
O mercado de seguros para smartphone não é novidade: a medida em que esses aparelhos ficam cada vez mais caros, maior é o incentivo para protegê-los com uma garantia do tipo. Mas por que o Nubank decidiu entrar nesse segmento e o que eles têm de novo a oferecer?
Primeiramente, o Nubank Celular Seguro afirma ser o primeiro do país a cobrir tanto furtos qualificados quanto os furtos simples, além de danos acidentais e roubo.
Na prática, isso significa que, além do roubo, em que a vítima é obrigada a entregar o bem mediante algum tipo de ameaça ou violência, o seguro também cobre os casos em que o smartphone é simplesmente “pego” por alguém, o furto.
Não que outros seguros não cubram furtos também.
A diferença é que, enquanto os demais cobrem apenas o furto qualificado, aquele em que o criminoso precisa ultrapassar alguma barreira para pegar o dispositivo (quebrar a janela de um carro, invadir um local fechado etc.), o seguro do Nubank também cobre os casos em que o telefone é pego sem esse esforço adicional.
Conheça os planos disponíveis e demais detalhes
O seguro do Nubank para celular está disponível em duas modalidades: uma que só cobre os incidentes de roubo e furto, e outra que, além desses, também protege contra danos acidentais.
O valor da mensalidade, naturalmente, varia conforme o preço do aparelho e o plano, sendo necessário solicitar um orçamento antes de contratar.
Além disso, na hora de pagar, é possível escolher entre débito automático, na própria NuConta, ou cobrança via cartão de crédito, também do banco.
A seguir, confira alguns detalhes sobre o serviço que podem sanar dúvidas frequentes:
Há franquia no Nubank Celular Seguro?
Sim, no período de 12 meses de contratação do seguro, caso haja o sinistro (ocorrência prevista na apólice que enseja o resgate do prêmio do seguro), o segurado deverá pagar um valor de franquia, como em todo serviço do tipo.
O Nubank explica que a franquia serve para reduzir o valor da mensalidade, e sua cobrança só ocorre se for necessário acionar o seguro.
Qual o prazo de carência e qual o prêmio do seguro?
A carência, período que antecede a validade da cobertura do seguro, é de 30 dias. Após esse prazo, caso ocorra qualquer sinistro e você tenha a sua solicitação aprovada pelo banco, o seguro promete te retornar um aparelho igual ao seu, ou similar, em estado recondicionado.
O que é um celular recondicionado?
No caso do Nubank Celular Seguro, a instituição afirma que o aparelho a ser fornecido ao cliente, em caso de acionamento do seguro, é um dispositivo recondicionado, com garantia de 3 meses pela própria fabricante e de funcionamento igual ao de um dispositivo novo.
Eletrônicos recondicionados estão ganhando popularidade no Brasil e já são comercializados em saldões.
Na prática, tratam-se de dispositivos de mostruário, que ficam em exibição nas vitrines, aparelhos devolvidos nos primeiros dias de uso ou, ainda, unidades defeituosas e que foram retornadas para a garantia.
Neste caso, a fabricante repara o problema e realiza um controle de qualidade rigoroso. Em seguida, retorna o dispositivo para o mercado, negociando-o com lojas especializadas e outros parceiros, como ocorre com a seguradora do Nubank.
Como acionar o seguro do Nubank para celular em caso de problemas?
É possível acionar a instituição pelo próprio aplicativo. Ou, caso esteja sem acesso a um smartphone, também é possível telefonar para 0800 912 117, ou enviar um e-mail para o endereço [email protected].
É possível proteger mais de um aparelho?
Não. Até o momento, o Nubank informa que é possível proteger apenas um dispositivo por CPF.
O serviço é mantido pelo Nubank ou executado em parceria com alguma seguradora?
O assim como ocorre no Nubank Vida, o seguro do Nubank para celular é mantido em parceria com a Chubb, uma companhia especializada no setor.
Relacionado: