Apple

Apple Music HiFi? Serviço promete que a música “vai mudar para sempre” em breve

Após semanas de rumores, Apple Music pode finalmente ganhar uma versão HiFi para bater de frente com outros serviços de música.

No começo da noite deste domingo (16), o Apple Music começou a mostrar para os usuários ao redor do mundo um box dizendo para eles se preparem pois a “música está prestes a mudar para sempre”.

Nas últimas semanas, rumores sobre o lançamento do Apple Music HiFi ganharam força. Tanto os códigos do iOS 14.6 quanto do Apple Music beta no Android continham referência aos termos “Dolby”, “Dolby Atmos” e “Lossless”. Com isso, a empresa pode estar prestes a anunciar uma versão do Apple Music com uma qualidade superior que existe atualmente.

Por enquanto, ao clicar no box “Apple Music” na aba de Descoberta, o usuário poderá assistir um vídeo sem som de 15 segundos que gira em loop com o logo do serviço de música da Maçã.

De acordo com um usuário do Twitter, ao extrair as informações contidas nesse box, ele encontrou as mesmas referências que o 9to5Mac em relação a “Dolby Atmos” e Lossless. Confira:

Como vai funcionar o Apple Music HiFi

Pouco se sabe como a empresa deve promover o novo serviço. Rumores indicam que a Apple não deve cobrar a mais pelo plano HiFi e que basta estar assinando o Apple Music para ter acesso a ele.

Com isso, o Music ganharia uma enorme vantagem em relação a outros serviços que oferecem HiFi, já que é preciso pagar bem mais caro por essa qualidade superior.

Outro ponto desconhecido é como os fones sem fio da empresa, os AirPods, vão lidar com a qualidade HiFi ou Lossless, uma vez que é necessário que a conexão entre o headphone e o local que esteja transmitindo seja cabeada, além da necessidade do suporte ao codec correto.

Uma canção em Lossless em alta resolução pode chegar a ocupar 140MB, por exemplo, enquanto uma música padrão do Apple Music ocupa menos que alguns poucos MB.

Uma possibilidade que o serviço pode apostar é no Áudio Espacial, presente nos AirPods Pro e AirPods Max, que trazem uma experiência “de cinema” ao ver uma série ou filme no Apple TV+, por exemplo. Esse recurso funciona assim: os fones, com ajuda de alguns sensores, simulam várias saídas de som, então o usuário sente como se alguns sons estivessem saindo por trás, outros só pela esquerda, etc. É mais ou menos como funciona um Home-Theater só que simulado apenas com os fones de ouvido.

Outro ponto que também não está claro é se o HomePod, produto que foi descontinuado pela Apple há dois meses, trará suporte ao HiFi, uma vez que ele conta com o codec ALAC, que é o formato de alta qualidade desenvolvido pela Apple.

Agora, basta esperar a empresa fazer o anúncio, o que não deve demorar.

Leia também:

Apple

Novos iPad Pro, iPad Air, Apple Pencil 3 e Magic Keyboard são esperados para o evento da Apple do dia 7 de maio. Confira...

Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados

Sair da versão mobile