Apple

WWDC19: tudo o que você precisa saber sobre o iPadOS

Pela primeira vez, o iPad ganha um sistema operacional próprio. Conheça as possibilidades do iPadOS 13, apresentado na WWDC19.

Se o iOS 11 mudou a forma de usar o iPad – de uma maneira que ele virou o seu próprio computador -, foi nesta WWDC que de fato o tablet tomou uma nova proporção com o iPadOS.

A partir do outono no hemisfério Norte, quem tiver a partir de um iPad Air 2, iPad mini 4, iPad de quinta geração ou qualquer iPad Pro poderá aproveitar de uma nova experiência com o iPadOS 13. O sistema operacional finalmente faz jus à capacidade dos tablets mais poderosos da Maçã com uma nova tela inicial, novos gestos e funções pro.

Mudando tudo de novo: iPadOS 13

Tela inicial: a tela inicial foi redesenhada com um novo layout para mostrar mais aplicativos em cada página. É possível adicionar a “Today View”, que traz um acesso rápido aos widgets, como previsão do tempo, calendário, evento, dicas e mais.

Spilt View e Slide Over: agora é possível colocar o mesmo aplicativo para dividir a tela. Portanto, é possível ter duas Notas diferentes rodando lado a lado. Com o Slide Over, dá para deixar sempre por perto os apps mais usados. Por exemplo, alterne entre música, mensagem e calendário sem precisar ficar puxando os apps pelo dock ou trocar os que estão no Split View.

Apple Pencil: iPadOS traz novas possibilidades com o Apple Pencil, como fazer print de uma tela no canto da tela. Com uma paleta redesenhada, também é mais fácil de usar ferramentas para desenhar ou escrever. A latência do lápis é ainda menor: de 20 ms para 9 ms.

Arquivos: aplicativo ganhou novas funções. Com o iCloud Drive é possível fazer compartilhamento de pastas, além de conectar drives externos, como USB e cartão SD.

Safari com cara de desktop: o Safari no iPad tem que parecer com o visual de um computador ou de um iPhone? Com o iPadOS, ele automaticamente traz a versão desktop, mas apropriadamente adequada para a tela do seu tablet. O iPad também vai ganhar 30 novos atalhos de teclado e melhora na organização de abas.

Edição de texto: não é preciso mais dar dois toques em uma palavra para depois selecionar o resto do texto. Com um único toque e arrastar, é possível fazer a seleção de um trecho. O iPadOS 13 também traz novos gestos de cortar, copiar e colar.

Modo Escuro: todo o sistema ganha um novo visual escuro.

Fontes Customizadas: quer usar uma fonte específica em um documento no iPad? Será possível baixá-la pela App Store as fontes da Adobe, DynaComware, Monotype, Morisawa, entre outras.

Melhoras na performance: no iPadOS 13, os aplicativos abrem duas vezes mais rápidos, os downloads pesam 50% menos e os apps são 60% menores.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Análise

Nesta terça-feira (30), a Beats anunciou seus novos headphones Beats Solo 4 e um novo fone de ouvido sem fio Beats Solo Buds. Na...

Apple

Nesta terça-feira (7), durante o evento Let Loose, a Apple apresentou o novo iPad Air M2. As novidades incluem o dobro de armazenamento no...

Apple

O todo poderoso iPad Pro M4 foi anunciado com especificações que não chegaram ainda nem nos Macs da Apple. Saiba mais sobre este lançamento.

Apple

Novos iPad Pro M4, iPad Air M2, Apple Pencil Pro, Magic Keyboard reimaginado e atualizações de software fizeram parte do evento.

Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados

Sair da versão mobile