Começando pelo Live Audio Rooms, o Facebook de fato está lançando um aplicativo para competir com o Clubhouse e com o Twitter Spaces. Disponível a partir do inverno brasileiro, os usuários poderão criar salas com outras pessoas, gravar conversas e distribui-las, sendo possível decidir se a participação de outros usuários será algo exclusivo, pago, ou aberto para todos.
De acordo com o CEO do Facebook Mark Zuckerberg essa iniciativa é focado mais no criador de conteúdo do que no consumo da nova mídia e inclusive trará uma ferramenta de gorjetas chamada Stars ao aplicativo para ajudar criadores de conteúdos e figuras públicas a monetizarem seu trabalho.
As conversas e gravações do Live Audio Rooms, por exemplo, poderão se tornar Soundbites, uma nova funcionalidade que permitirá usuários criarem e compartilharem pequenos clipes de áudio no Facebook. A rede social chama essa novidade de “Reels (TikTok) dos áudios”.
O Soundbites estará disponível dentro do Feed de Notícias dos usuários, que poderão gravar áudios em uma ferramenta dentro do aplicativo. O Facebook a chama de “estúdio de áudio que cabe no bolso”.
A empresa também anunciou esforços para integrar podcasts ao Facebook. O aplicativo passará a recomendar programas e episódios com base no interesse dos usuários. O Facebook diz que 170 milhões de pessoas na plataforma estão conectadas a página de um podcaster e mais de 35 milhões de usuários são membros de grupos ligados ao tema.
Para integrar podcasts ao aplicativo, o Facebook estreará uma parceria com o Spotify, o que permitirá que as pessoas ouçam música e podcasts direto do Feed de Notícias desde que integrem os dois serviços.
As novidades serão lançadas primeiro para um público limitado que fará testes e depois para todo mundo.