Nesta quinta-feira (3), a Samsung acordou com uma notícia daquelas: segundo fóruns e sites especializados, uma falha num dos recursos da OneUI, interface que equipa toda a linha Galaxy, estaria deixando mais de 10 mil apps “mais lentos” nos aparelhos da empresa.
Segundo as mesmas fontes, o culpado seria o Game Optimizing Service (GOS), um otimizador de jogos pré-instalado nos dispositivos da sul-coreana.
Por algum motivo que ainda é desconhecido, a função parece limitar a performance de alguns apps de terceiros, incluindo Netflix, Instagram, TikTok, apps do Google e até softwares de benchmark.
Game Optimizing Service é motivo de queixas na internet desde 2020
Apesar de só ter tomado as manchetes agora, parece não ser de hoje que o GOS vem causando problemas. Desde 2020, solicitações e tópicos em sites de suporte, bem como em páginas da própria Samsung, apontam que o Game Optimizing Service causa diversas limitações de desempenho.
Curiosamente, algumas publicações chegam a recomendar que, para aprimorar a performance dos jogos e de outras partes do sistema, o recurso seja desativado.
O problema, no entanto, é que nos aparelhos mais recentes da marca, bem como naqueles atualizados com as últimas versões do sistema, isso simplesmente não é possível.
Ao menos até o momento, a Samsung não explicou bem como o Game Optimizing Service opera e nem as razões que o levam a ser prejudicial para tantos apps. Contudo, segundo informações dos mesmos portais que veicularam o caso, a fabricante já está investigando os relatos.
Conforme aponta o blog sul-coreano Naver, o assunto está sendo tratado com a mesma seriedade que o caso dos antigos Galaxy Note 7, que se incendiavam por uma falha na bateria. Além disso, é esperado que, em breve, a Samsung emita uma nota comentando o problema e as medidas que pretende tomar para resolvê-lo.
Enquanto isso não acontece, a hipótese mais debatida é de que, na intenção de preservar a bateria enquanto o usuário joga, o serviço limitaria a performance de outros aplicativos. A falha, portanto, estaria no fato do Game Optimizing Service ser acionado mesmo quando não há jogos em execução.
Talvez você esteja imune
Por fim, outro ponto que vem despertando interesse é que, em certos modelos da marca, como o Galaxy A52 testado pelo Tecnoblog, o GOS sequer aparece na lista de apps do sistema. O mesmo ocorre no meu velho Galaxy S10e, que conta apenas com o “Game Booster”, para funções do tipo.
Resta saber, portanto, se o GOS e o Game Booster são a mesma coisa, ou se, por uma diferença de hardware ou região, alguns aparelhos estão, de fato, livres desse bug.
De qualquer forma, caso seja do seu interesse checar, basta acessar Configurações > Aplicativos e, uma vez na lista, buscar pelo “Game Optimizing Service”. E para maiores informações sobre o assunto, fique ligado no Nova Post.
Relacionados: