Amazon, Apple, Google, Samsung, Aliança Zigbee e dezenas de outras empresas estão trabalhando para criar um padrão de produtos para casas conectadas. Antes chamado de Project CHIP, ele ganhou uma cara nova e se chama Matter.
Essa parceria chamada Matter deve começar a ver frutos agora em 2021, já que essas empresas se preparam para lançar novos produtos com esse protocolo.
O padrão Matter de casa conectada é focado em três pontos: Bluetooth LE para configuração, WI-Fi para conexão de bandas de alta largura, como ao fazer o streaming de uma câmera de segurança, e o protocolo de rede Thread mesh para dispositivos com largura de banda baixa, como sensores de movimento.
Por enquanto, o HomePod mini e o Google Nest Hub, por exemplo, já funcionam nesse padrão. As fabricantes vão poder também trazer esse protocolo para dispositivos já comercializados através de uma atualização.
Grandes empresas como a Philips Hue também fazem parte dessa parceria Matter. A companhia promete uma atualização de software nos próximos meses para que os produtos já lançados e os que a Philips ainda deve apresentar sejam compatíveis com esse protocolo.
O projeto, que foi anunciado no final de 2019, teve alguns atrasos devido à pandemia, mas até o final deste ano deve ver os primeiros produtos lançados sob este protocolo.
O projeto Matter vai facilitar a vida dos consumidores na hora de comprar produtos para conectarem as suas casas. Até então, era necessário um cuidado para decidir qual protocolo seguir: o HomeKit da Apple, o da Amazon com a Alexa ou o do Google com o Assistente, afinal, um produto de casa conectada poderia funcionar sob um determinado padrão, mas não com outro.