Tecnologia

Samsung lança novos Galaxy A; modelos terão 5G e quatro atualizações garantidas

Galaxy A53 e A33 são os novos integrantes da linha intermediária da Samsung; conheça as novidades de ambos em tela, processamento e câmeras.

Nesta quinta-feira (17), a Samsung realizou um evento breve em seus canais digitais para apresentar os novos integrantes da linha Galaxy A. Com foco no 5G, os modelos A33 e A53 também trazem melhorias no display, processamento e sistema de câmeras, além de quatro atualizações de software garantidas.

Já faz um tempo desde que a linha Galaxy A se tornou um dos principais trunfos da Samsung. Muito embora se fale bastante sobre os topos de linha, é nessa categoria mais difundida, a dos intermediários, que o grande público têm seu primeiro contato com novas tecnologias.

Dito isso, não foi diferente no caso dos dois lançamentos da semana.

(Imagem: Samsung)

A33 5G (esquerda) e A53 5G (direita) trazem painéis de 6,4 e 6,5 polegadas, ambos com tecnologia AMOLED e resolução FullHD+ (1800×2400).

Para começar, tanto o A33 quanto o A53 trazem telas com altas taxas de atualização, alcançando 90 e 120Hz, respectivamente. Ao contrário do que ocorre nos modelos mais caros, no entanto, tais valores são fixos, o que costuma aumentar consideravelmente o consumo energético.

Felizmente, ao menos no caso do modelo mais caro, a Samsung também ampliou a bateria, que agora é de 5.000mAh em ambos. Em termos de carregamento, os dois também suportam até 25 watts com cabo, mas não há tecnologia wireless, aparentemente.

Além disso, ao contrário do que parte da imprensa tem afirmado, ambos os modelos incluirão carregadores na caixa, com de 15 watts de potência.

É possível que, lá fora, o acessório não seja oferecido, fazendo com que quem se baseou apenas no evento tenha tido essa impressão. No tocante ao Brasil, entretanto, a página da Samsung confirma o nosso dado.

Corpo aprova d’água, novo hardware e novas câmeras

(Imagem: Samsung)

Os dois novos Galaxy A trazem proteção Gorilla Glass 5 na tela e certificação IP67 contra danos por água. A Samsung, no enanto, não revela se o acabamento é de vidro e metal ou de plástico.

Se autonomia dos novos modelos será boa, apenas os testes irão dizer. No entanto, vale ressaltar que ambos também trazem o Exynos 1280, chip fabricado pela própria Samsung e com litografia de apenas 5 nanômetros. A depender do modelo escolhido, o processador é acompanhado por 6 ou 8GB de RAM, mas o armazenamento é sempre de 128GB.

No tocante à expansão, ambos suportam cartões microSD de até 1TB. Inclusive, um dos destaques do design, que incorpora as ações da marca em prol do meio ambiente, é o uso de materiais reciclados, incorporados em partes como os botões e a gaveta dos SIMs.

Fechando a descrição básica das especificações, ainda é possível destacar o bluetooth, na versão 5.1, e o leitor de impressões digitais, que é óptico.

Fotos absurdas?

(Imagem: Samsung)

Lançamentos trazem câmeras com capacidades noturnas, além de lentes específicas para a captura em macro.

A Samsung sabe que as câmeras são um terreno fértil para a competição em smartphones. Sobretudo no caso dos intermediários, em que as margens de custo-benefício são apertadas, esse chega ser um dos pontos mais comparados em testes e análises.

No caso dos novos Galaxy A, as lentes também são motivo de diferenciação. Apesar da quantidade de câmeras ser a mesma: quatro atrás e uma na frente, a qualidade de cada sensor parece variar.

A começar pelo mais simples, o conjunto tem uma lente principal de 48MP, com estabilização ótica e abertura f/1.8. Na lente ultra-wide, que capta até 4,3x mais do cenário, a resolução é de 8MP, com abertura f/2.2. Por fim, enquanto a câmera frontal tem 13MP, o restante da parte traseira é ocupado por um sensor Macro, de 5MP, e outro, de profundidade.

No Galaxy A53, as capturas devem ser um pouco melhor. Primeiro porque ele traz um sensor principal de 64MP, com abertura f/1.8 e estabilização ótica. O objetivo de tantos pixels, no entanto, não é apenas aumentar a definição, mas melhorar a captura noturna. Muito embora o recurso também esteja presente no Galaxy A33, aqui há ainda mais pixels para isso.

No restante das câmeras, o A53 ainda traz lentes ultra-wide, de 12MP, e frontal, de 32MP. No caso de ambas, a abertura é definida em f/2.2, sendo que também há um sensor macro e outro de profundidade.

Disponibilidade

No Brasil, o Galaxy A53 5G já está disponível pra pré-venda, basta acessar o site da Samsung. Aqui, o modelo terá o preço sugerido de R$ 3.499, sendo oferecido nas cores Preto, Branco, Azul e Rosê. Até o dia 8 de maio, contudo, o aparelho será vendido em condições especiais, custando R$ 2.699.

Se o preço ainda soa salgado, vale ressaltar que, para aqueles que comprarem o A53 5G até o mesmo dia 08 de maio, a Samsung oferecerá, gratuitamente, um par dos fones Galaxy Buds Live. Tal como em outras ações da empresa no passado, é preciso se cadastrar na promoção, que fica disponível de 21/03 a 15/05 de 2022.

Em relação ao Galaxy A33 5G, o modelo só chega por aqui em 19 de abril. Até lá, a Samsung também não comenta preços ou condições promocionais para o modelo.

Leia também:

Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados

Sair da versão mobile