Após mais de dois meses de testes, a Apple lança o iOS 18 nesta segunda-feira (16). Esta última atualização do sistema operacional para o iPhone renova o dispositivo mais importante da Apple com uma nova Tela Inicial, Centro de Controle e Tela de Bloqueio, além de mais recursos de segurança e outras funcionalidades interessantes.
No entanto, enquanto essas mudanças já seriam suficientes para descrever um grande ano para o iOS, elas são apenas uma pequena parte de uma grande reformulação que ainda não estará disponível nem nos Estados Unidos e nem para nós brasileiros.
Nesta análise do iOS 18, discuto os pontos positivos e negativos da mais recente atualização de software do iPhone.
O maior redesign do iOS desde o iOS 7
A princípio, pode até parecer que está quase tudo igual, mas pela primeira vez, a Apple renovou a Tela Inicial, o Centro de Controle e a Tela de Bloqueio de uma só vez.
Por exemplo, os aplicativos podem ser organizados de qualquer maneira, o que significa que podem ser colocados em qualquer lugar para facilitar o acesso a eles ou até mesmo para valorizar o seu plano de fundo.
Ícones de aplicativos e widgets podem ter uma nova aparência com um efeito escuro ou tonalizado e os usuários podem aumentar o tamanho dos aplicativos, caso prefiram.
Na Tela de Bloqueio, é possível escolher novos widgets em vez das opções de Lanterna e Câmera. Apesar disso, sugiro que você mantenha-os lá. Afinal, são anos acostumados com estes dois acessos rápidos.
A Central de Controle agora permite criar novos grupos de widgets para controles da casa, conectividade e até do que você está ouvindo. Além disso, é possível ajustar o tamanho dos widgets para criar um novo visual.
O que eu mais gosto dessa mudança é que você pode deixar o seu iPhone com uma cara muito única, mas se você também achar muito complicado ou que não vale a pena, é possível permanecer com o visual que você já está acostumado.
Eu, particularmente, adorei ajustar alguns toggles na Central de Controle, mas de resto, mantive uma experiência bem similar do iOS 17.
Recursos de segurança que realmente funcionam
Se as mudanças de design acima não são suficientes para você, esta análise do iOS 18 mostra o que provavelmente vai te querer fazer atualizar para o novo sistema.
Com o iOS 18, a Apple eleva a privacidade do usuário a um novo nível com a capacidade de ocultar e bloquear aplicativos no iPhone. Anteriormente, os usuários poderiam usar o Tempo de Uso ou um aplicativo de terceiros para fazer isso. No entanto, agora qualquer pessoa pode bloquear um aplicativo com o Face ID ou ocultá-lo em uma pasta secreta na Biblioteca de Apps.
Combinado com os recursos do iOS 17 que não permitem que os usuários alterem informações sensíveis de uma vez—como a Conta Apple (anteriormente conhecida como ID Apple), Face ID ou Código de Acesso—esta atualização ajuda a manter seus dados seguros caso você seja roubado ou alguém esteja tentando usar seu telefone sem permissão.
Além disso, a Apple também está transformando a antiga seção de Senhas em um aplicativo independente. Embora precise de mais recursos, como a capacidade de armazenar cartões de crédito, este app torna mais fácil acessar os códigos, chaves de acesso, senhas Wi-Fi e códigos de verificação.
Por fim, o aplicativo de Contatos ganhou um foco maior em privacidade. Assim como o app Fotos que permite que o usuário escolha quando compartilhar toda a biblioteca ou apenas algumas imagens, também é possível fazer o mesmo com o app de Contatos. Com isso, você garante mais privacidade aos dados do seu telefone ao entrar em uma nova rede social ou aplicativo.
App de Fotos está de cara nova de novo
Parece que a cada dois anos a Apple tem um plano ambicioso para o aplicativo de Fotos. O iOS 18 não é diferente. Com um novo redesign, este pode ser o que vai permanecer.
A Apple está abandonando a barra lateral e adicionando uma visualização em tela única. As coleções trazem navegações por temas e agora é possível fixar álbuns e fotos favoritas para estarem sempre acessíveis.
Inicialmente, pode parecer um pouco demais, mas a Apple fez um ótimo trabalho com o aplicativo de Fotos e depois fica bem intuitiva a navegação. Um dos meus pontos favoritos é a possibilidade de esconder as capturas de tela da visualização principal.
Tem ou não tem Apple Intelligence?
Mas, ei, onde está o Apple Intelligence? Embora você possa estar animado com todos esses novos recursos discutidos nesta análise do iOS 18, deve estar se perguntando: Quando que ele vai falar sobre o Apple Intelligence?
Bem, a plataforma de IA da Apple foi anunciada em junho durante a WWDC 2024. Embora vá estar disponível como beta no mês que vem, não só os melhores recursos não chegarão em outubro, como é preciso utilizar a plataforma em Inglês dos Estados Unidos.
Dito isso, se você esperava que a abordagem da Apple fosse ser parecida com a do Google Gemini ou do ChatGPT da OpenAI, sinto muito. As primeiras novidades do Apple Intelligence virão com o iOS 18.1, mas com diversas limitações – inclusive de hardware; só valem para o iPhone 15 Pro e a nova linha do iPhone 16.
A Apple também tem sido muito lenta em adotar as funcionalidades do Apple Intelligence, o que significa que mesmo se você tiver um iPhone 15 Pro (ou os próximos modelos iPhone 16), ainda não poderá desfrutar de muita coisa
Outros recursos que chegam com o iOS 18
Nossa análise do iOS 18 pode estar chegando ao fim, mas há alguns outros recursos que vão fazer você gostar dessa atualização.
- Primeiramente disponível para macOS Sonoma, o Modo Jogo chega ao iPhone com o iOS 18 e melhora a experiência de jogo com taxas de quadros mais consistentes;
- O SharePlay com o Apple Music permite que ainda mais usuários compartilhem o controle da música reproduzida a partir do HomePod, Apple TV ou qualquer alto-falante com Bluetooth, tornando a audição conjunta mais divertida e envolvente;
- No aplicativo Notas, fórmulas e equações inseridas durante a digitação são resolvidas instantaneamente com Math Notes;
- No Diário, uma nova visualização de insights ajuda os usuários acompanhares seus registros, além de permitir pesquisar e classificar as entradas passadas a capacidade de pesquisar e classificar entradas facilita a apreciação de memórias passadas;
- O Calendário se torna ainda mais útil ao mostrar tanto eventos quanto tarefas dos lembretes.
Devo baixar o iOS 18?
Em geral, os dois meses de testes beta foram bastante estáveis. Dito isso, o iOS 18 lança hoje e é seguro dizer que você terá uma boa experiência com o seu dispositivo atual, já que o desempenho e vida útil da bateria seguem as mesmas nesta nova versão.
O iOS 18 conta com várias melhorias e mesmo que você não possa desfrutar do Apple Intelligence por enquanto, tem muitos outros recursos que darão uma vida nova ao seu dispositivo. Este é o início de uma nova era, mesmo que ainda não possamos aproveitá-la completamente.
Dispositivos compatíveis
Estes são os dispositivos compatíveis com o iOS 18:
- iPhone XR, XS e XS Max
- iPhone 11
- iPhone 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone SE (2nd gen)
- iPhone 12 mini e iPhone 12
- iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max
- iPhone 13 mini e iPhone 13
- iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max
- iPhone SE (3rd gen)
- iPhone 14 e iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max
- iPhone 15 e iPhone 15 Plus
- iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max