Ao que tudo indica, a Apple está preparando uma mudança na sua política de reparos do iPhone. Em breve, espera-se que a companhia não realize mais consertos em unidades perdidas ou roubadas.
Até então, os Centros de Serviço Autorizado Apple só negavam suporte a um iPhone perdido ou roubado se esse tivesse a função Buscar ativada. No entanto, tal como revelou o MacRumors, na última terça (29), a restrição também passará a considerar o banco de dados da GSMA, que lista os dispositivos com IMEI bloqueado.
Segundo o portal, a informação partiu de um memorando interno obtido pelo site. No documento, a Apple estaria orientando os serviços autorizados a recusar o fornecimento do reparo, isto é, caso os sistemas de checagem do aparelho acusem uma notificação de perda ou roubo preexistentes.
A mudança, portanto, não requer que os aparelhos sejam atualizados ou qualquer coisa do tipo, já que afeta apenas os critérios que definem o dispositivo como não suscetível a reparos.
Sobre o IMEI
O IMEI, sigla para International Mobile Equipment Identity, ou ‘Identidade Internacional de Equipamento Móvel’, é um número único associado a cada receptor celular. Ao se conectar com a rede, o dispositivo se identifica junto à operadora a partir dessa informação, sendo por isso que smartphones dual-SIM têm dois IMEIs.
Com o número e o documento do aparelho em mãos, é possível registrar sua perda ou roubo junto à operadora. A empresa, por sua vez, solicita o bloqueio global ao registro de dispositivos da GSMA, que se encarrega de tornar o smartphone inutilizável em qualquer rede celular do mundo.
Na prática, não há como o usuário final solicitar o bloqueio junto à GSMA, sendo dever da operadora fazê-lo. No entanto, caso queira saber se algum smartphone tem restrições, vale consultar o site da Anatel, munido de todos os IMEIs que o dispositivo possui.
Não sei o IMEI do meu aparelho, e agora?
Obter o IMEI de qualquer aparelho é bem simples. Para isso, basta digitar *#06# no discador de chamadas. No caso do iPhone, a informação também consta em Ajustes > Geral > Sobre, sendo que a mesma tela também informa se há bloqueios ou restrições registradas.
Por fim, caso você não tenha o dispositivo em mãos, também é possível saber o IMEI a partir da caixa do aparelho, próximo de onde fica o número de série. Noutros casos, mas não em todos, a informação também aparece na nota fiscal.
Relacionado: