Apple

Controle Universal no Mac e no iPad: saiba como e por que usar

Recurso que permite operar múltiplos dispositivos com o mesmo mouse e teclado já está disponível; saiba como usar o Controle Universal.

Após meses de espera, o Controle Universal foi finalmente disponibilizado no último dia 8 de março, data em que a Apple também anunciou diversas outras novidades nos sistemas operacionais com o iOS 15.4, iPadOS 15.4, tvOS 15.4, watchOS 8.5 e macOS 12.3. Muito embora não seja exatamente inédito, o recurso promete ser uma mão na roda para os usuários de Mac e iPad, sobretudo os que utilizam ambos simultaneamente.

Em suma, o recurso torna muito mais fácil o uso de dois ou mais dispositivos Apple com um mesmo par de mouse e teclado. De uma forma que até parece “mágica”, a função reconhece quando há dois dispositivos lado a lado, e permite que o mouse ultrapasse para a outra tela, uma vez que alcance a borda da primeira.

Da mesma forma, o sistema também indica para o teclado qual dos dispositivos está em uso, garantindo que você sempre digite no campo desejado. A função, que foi revelada inicialmente na WWDC de 2021, em junho, só foi liberada no último evento da Apple. Mas a espera parece ter valido a pena.

O que é o Controle Universal e como ele funciona?

Com o Controle Universal habilitado, basta arrastar o cursor do mouse até a borda do dispositivo principal. Ao continuar o movimento, o cursos aparecerá automaticamente na tela do aparelho secundário.

Bom, o Universal Control, como é chamado originalmente em inglês, é basicamente tudo isso que você leu aí acima. O detalhes, no entanto, é que o tornam mais interessante: segundo a Apple, é possível utilizá-lo com até 4 dispositivos simultâneos, entre Macs e iPads; além disso, não é preciso configurar quase nada – apenas habilitar a função.

Dentro deste “quase”, há alguns requisitos básicos para que o recurso funcione corretamente. Primeiro, é necessário que todos os dispositivos a serem utilizados estejam conectados ao mesmo Apple ID, configurado com autenticação de dois fatores.

Naturalmente, também é preciso que todos estejam com o bluetooth e o Wi-Fi ligados, além do Handoff, que vem ativado de fábrica. Fora isso, não é permitido que os aparelhos estejam compartilhando internet entre si ou a mais de 9 metros de distância, já que, neste último caso, o bluetooth simplesmente perde o sinal.

Uma vez com tudo isso feito, o Controle Universal não só permite navegar livremente entre os dois dispositivos, como, durante o uso, também possibilita compartilhar arquivos de um para o outro. Para isso, é possível arrastar o item entre os devices, o que irá movê-lo, ou copiar e colar – o que funciona tão naturalmente quanto você está pensando.

Por essas razões, é errado descrever o Controle Universal como uma forma de transformar um MacBook ou iPad numa segunda tela.

Até eu já o descrevi assim, mas a verdade é que a função torna a continuidade entre os dispositivos e sistemas da empresa muito mais fluida, permitindo que o seu iPad continue sendo um iPad, mas também uma extensão do seu Mac.

Ah, e quer saber a melhor parte de tudo isso? Sequer é necessário que o teclado ou mouse sejam da Apple. Particularmente, diria que essa é a única característica do Universal Control que não é a “cara” da empresa.

Aprenda a habilitar o Controle Universal agora

Apesar de ser bastante fácil de configurar e usar o Controle Universal, a Apple publicou o vídeo acima recentemente, explicando como fazer isso no Mac e no iPad. Contudo, se por algum motivo você não consegue assisti-lo agora, a gente ajuda com o passo a passo logo abaixo:

  1. Comece se certificando de que ambos os dispositivos estão com as últimas versões dos seus sistemas operacionais. No caso do Mac, é o macOS Monterey 12.3; já no caso do iPad, é o iPadOS 15.4.
  2. No seu Mac, acesse as preferências do sistema e siga para os ajustes de tela. Na janela que se abrirá em seguida, clique no botão “Controle Universal”, localizado na parte inferior;
  3. No pop-up seguinte, marque a primeira caixinha. As demais ficarão disponíveis na sequência, mas são opcionais. Você pode ativá-las apenas se quiser;
  4. Confirme e siga para o seu iPad. Caso o seu dispositivo secundário seja outro Mac, no entanto, basta efetuar os mesmos ajustes descritos acima;
  5. Uma vez no iPad, siga para os Ajustes. Na tela que se abrir em seguida, toque na opção “Geral”;
  6. Toque em “AirPlay e Handoff”. Na tela seguinte, habilite a opção “Cursor e teclado (Beta)”;
  7. Pronto! O Controle Universal já está habilitado. Para testar e usar a função, basta arrastar o cursor do mouse até o canto da tela. Se tudo estiver funcionando, ele deve aparecer automaticamente na interface do outro dispositivo.

Para que o Controle Universal funcione de forma natural, o ideal é que você posicione os dispositivos conectados em paralelo, ou seja, lado a lado. Além disso, é válido ressaltar que a funcionalidade ainda está em fase beta, razão pela qual é possível encontrar alguns bugs e inconsistências.

Caso isso aconteça, o recomendado é desativar e reativar a função.

Leia também:

Análise

Nesta terça-feira (30), a Beats anunciou seus novos headphones Beats Solo 4 e um novo fone de ouvido sem fio Beats Solo Buds. Na...

Apple

Nesta terça-feira (7), durante o evento Let Loose, a Apple apresentou o novo iPad Air M2. As novidades incluem o dobro de armazenamento no...

Apple

O todo poderoso iPad Pro M4 foi anunciado com especificações que não chegaram ainda nem nos Macs da Apple. Saiba mais sobre este lançamento.

Apple

Novos iPad Pro M4, iPad Air M2, Apple Pencil Pro, Magic Keyboard reimaginado e atualizações de software fizeram parte do evento.

Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados

Sair da versão mobile