Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Apple

WWDC21: macOS Monterey traz Safari redesenhado e mais opções de continuidade

macOS Monterey é o nome do novo sistema operacional dos Macs. Com foco em privacidade e continuidade, o sistema traz um Safari redesenhado.

O sucessor do macOS 11 Big Sur foi anunciado durante a WWDC21. Agora, o novo sistema operacional dos Macs se chama macOS 12 Monterey.

De maneira geral, o macOS Monterey não chega a ser uma atualização tão grande quanto o Big Sur foi, mas traz pontos importantes em produtividade, continuidade e privacidade.

Em relação à produtividade, o macOS Monterey traz o aplicativo Atalhos ao Mac. Com isso, usuários e desenvolvedores podem automatizar as tarefas diárias de maneira simples. O aplicativo funciona similar ao app do iPhone e iPad e permite integrar automações do Automator.

Com a nova função de Foco, os usuários do Mac também podem filtrar notificações não relacionadas com a atividade do momento. É possível escolher quais aplicativos e o que abrir em determinadas tarefas do dia, como ao trabalhar ou simplesmente navegar na web despretensiosamente.

Já sobre continuidade, a Apple apresentou a função “Controle Universal”. Ao aproximar Macs e iPads que rodem o macOS 12 Monterey ou iPadOS 15, é possível arrastar um elemento do iPad, por exemplo, até um iMac.

Também é possível usar o mesmo mouse e teclado em múltiplos dispositivos pela primeira vez.

Safari, SharePlay e mais no macOS Monterey

Um dos grandes destaques do macOS Monterey é o Safari redesenhado. Com abas compactas, a Apple combina a barra de busca com a de ferramenta em um único espaço.

Agora é possível agrupar links em pastas específicas que ficam mais fáceis para compartilhar em um e-mail ou em uma mensagem, como “Planos para viagem”, “Links para ler depois”, etc.

O macOS 12 Monterey também traz destaque em privacidade. Funções como o Mail Privacy Protection permite que os usuários escolham se querem que emails coletem informações deles dentro do aplicativo Mail.

Outra novidade interessante que chega ao macOS Monterey é o SharePlay que permite que o usuário integre serviços como o FaceTime, iMessage, Apple TV+, Apple News+ e outros com amigos e familiares. Cada um desses aplicativos agora conta com seções especificadas de conteúdos compartilhados com o usuário.

No FaceTime, por exemplo, será possível alinhar as diversas pessoas em uma ligação, melhorar o áudio para evitar ruídos externos, assim como compartilhar a tela, ver um filme ou ouvir uma música juntos.

O macOS Monterey também traz:

  • Suporte ao Áudio Espacial em Macs com chip M1 ao usar os AirPods Pro ou AirPods Max;
  • Live Text, que usa aprendizado de máquina do dispositivo para detectar textos em fotos, como números de telefone, links, endereços, etc;
  • Novo Apple Maps com um globo interativo e experiências mais imersivas e detalhadas em cidades limitadas.

O macOS Monterey está em beta para desenvolvedores. Em julho, o público em geral pode testar o novo macOS e no outono do Hemisfério Norte, ele deve ser lançado para todos.

Leia também:

Apple

Apple Music Lossless já está disponível. Descubra as vantagens da qualidade HiFi e da experiência de Áudio Espacial.

Apple

Conheça mais de dez novidades do iOS 15, o novo sistema operacional dos iPhones, apresentado nesta segunda no evento de abertura da WWDC21.

Apple

Novo iPadOS 15 facilita o uso de antigas funções como o Split View e Slide Over. Novos atalhos de teclado e do Apple Pencil...

Apple

Com cancelamento ativo de ruído, modo ambiente e integração com o app Buscar, o Beats Studio Buds é o novo fone sem fio da...