Tecnologia

Google anuncia início do fim das senhas com integração ao passkeys

Senhas são coisas do passado, agora a moda é usar a biometria. Entenda como passkeys mudam a forma que acessamos contas do Google.

Na busca de um mundo sem senhas, o Google anunciou a integração das suas contas ao passkeys. Com isso, usuários do Gmail, YouTube, Drive e outros serviços do Google vão poder logar nestes aplicativos e sites com o leitor de digital ou o reconhecimento fácil disponível em smartphones, tablets e computadores.

Passkeys é uma nova maneira de logar em aplicativos e sites. Anunciado no ano passado como parte de um projeto da Aliança FIDO, que conta com a Apple, Microsoft, Google e outras empresas, as gigantes da tecnologia querem acabar com as senhas alfanuméricas e trocá-las por algo muito mais seguro e pessoal: a biometria do usuário. Passkeys é totalmente criptografado e diferente das senhas que precisamos mudar de vez em quando e que podem ser burladas ou roubadas, a biometria do usuário é única e intransferível.

Em seu blog, o Google explica que diferente das senhas normais, “passkeys são resistentes a ataques online, phishing e são mais seguros do que códigos de verificação únicos de SMS.”

Durante a WWDC 2022, a Apple anunciou que durante o ciclo do iOS 16, ela traria suporte ao passkeys em seus dispositivos – o que de fato fez. Apesar de não ser possível trocar o ID da Apple pela biometria por enquanto, a empresa permite que, em sites que já tenham a função, você troque a sua senha pela ponta do seu dedo ou rosto.

Para usuários das contas do Google, é possível adicionar essa nova camada de segurança. Ao tocar aqui, é possível autenticar o seu usuário e adicionar suporte ao passkeys. A empresa explica que para contas do Google Workspace, administradores vão precisar esperar mais um pouco para habilitarem essa função.

Por fim, o Google brinca que espera que até o próximo Dia Mundial da Senha, comemorado em 4 de maio, a empresa talvez possa estar pronta para anunciar que as senhas são uma coisa completamente do passado e que a moda será apenas o passkeys.

Leia também:

Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados

Sair da versão mobile