Tecnologia

Twitter lança verificação de foto de perfil com NFT

Usuários poderão conectar suas contas com carteiras de criptomoedas e exibir selo de autenticidade caso usem uma foto de perfil com NFT.

Em setembro de 2021, o Twitter revelou que trabalhava numa função para permitir que os usuários verificassem suas fotos de perfil com NFTs, a tecnologia dos tokens não-fungíveis. Nesta quinta-feira (20), a rede social comunicou que o novo recurso já está está disponível, mas com algumas restrições.

Para usar NFTs na sua foto de perfil do Twitter, além de ter um iPhone, visto que a função começa sendo exclusiva do aplicativo para iOS, você precisará ter uma assinatura do Twitter Blue, um pacote que oferece recursos exclusivos de personalização ao custo de US$ 2.99 mensais (aproximadamente R$ 16 em conversão direta).

Sem suporte oficial no Brasil por enquanto, o Twitter Blue deve chegar por aqui em breve. Mas caso você contorne mais esse detalhe e esteja obstinado a ter uma foto de perfil com NFT, terá tudo pronto para fazê-lo.

A partir daí, basta conectar a sua carteira de criptomoedas desejada e a integração com o OpenSea, o maior mercado online de tokens não-fungíveis do mundo, se encarregará de listar todos NFTs de imagem associados a ela.

Por fim, é só selecionar algum dos tokens e ele será sua nova imagem de perfil, autenticada e verificada com a nova tecnologia da moda.

E o que é um NFT, afinal?

De forma bastante resumida, um NFT é um certificado de autenticidade que pode ser associado a um conteúdo digital (uma imagem, um item de um jogo, qualquer coisa do tipo). Sua função, portanto, é garantir a singularidade do item, como uma assinatura – que, ao contrário do item em si, não pode ser copiada.

É dessa forma que o NFT torna algo que seria facilmente replicado, com um simples ctrl+c /ctrl+v, em um item único. Além disso, a verificação de propriedade feita com blockchain (o mais utilizado é o da criptomoeda Ethereum) também permite visualizar quem é o dono de um determinado token.

Claro, ninguém teria tanto trabalho para ter uma foto de perfil com NFT se não houvesse uma forma de expor esse fato. É por isso que, para aqueles que utilizarem a verificação em seus avatares, o formato da imagem de perfil deixará de ser um círculo e passará a ser um hexágono – deixando bem claro que aquele usuário é efetivamente dono do criptoativo.

Piadinhas à parte, vale ressaltar que a funcionalidade vai além da mera vaidade: não é de hoje que pessoas utilizam NFTs de imagem em seus perfis de redes sociais. Contudo, mesmo que esses usuários fossem, de fato, proprietários dos avatares, nada impedia que alguém simplesmente copiasse a foto e a utilizasse em seu perfil também.

Agora, o Twitter mudou esse jogo – tanto que é possível tocar na imagem de um perfil para ver alguns detalhes sobre o NFT associado.

Respostas para algumas perguntas que só quem tem NFTs irá fazer

Em seu FAQ sobre o assunto, o Twitter ressalta que não pede nenhuma informação ou pagamento dos usuários, a não ser a assinatura do Twitter Blue, é claro. Essa é uma preocupação importante da rede social já que, assim como ocorre com itens valiosos no mundo real, há um monte de gente tentando roubar o NFT alheio por aí (cuidado!).

Além disso, a plataforma ainda informa que só são suportados NFTs de imagens estáticas (JPEGs e PNGs) com o blockchain da Ethereum, bem como que, inicialmente, oferecerá integração com as seguintes criptowallets:

  • Argent
  • Coinbase Wallet
  • Ledger Live
  • MetaMask
  • Rainbow
  • Trust Wallet

Para conectar a sua opção de preferência à uma conta do Twitter, a rede social afirma que enviará uma requisição de acesso à carteira selecionada, após o usuário inserir o endereço público dessa. Uma vez autorizado o login, os tokens associados logo aparecerão na tela.

Por fim, o Twitter ainda ressalta que, como a foto de perfil com NFT é verificada via blockchain, caso você venda o NFT que utiliza como avatar, a imagem não vai simplesmente deixar de ser exibida. Entretanto, o ícone, que até então tinha forma de hexágono, voltará a ser um círculo – tal como o dos meros mortais que não possuem criptoativos.

Relacionados:

Leia também:

Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados

Sair da versão mobile