Tecnologia

Instagram anuncia nova identidade visual e novo logotipo é igual ao antigo

Rede social vem tentando se reinventar para competir com o TikTok; conheça o novo logotipo, nova fonte e identidade visual do Instagram.

O Instagram aproveitou esta segunda-feira (23) para anunciar uma série de novidades em sua identidade visual. Com isso, o aplicativo estréia um novo logotipo, com alterações sutis em relação ao anterior, uma nova fonte oficial e novos designs para campanhas publicitárias.

(Imagem: Instagram)

Começando pelo logotipo, que teve seu maior redesign em 2016, a versão apresentada hoje pelo Insta é pouco diferente da vista naquele ano. Agora, segundo as palavras da própria rede social, o logotipo está mais “vivo” e “dinâmico”, uma vez que o gradiente foi alterado, adicionando cores mais vibrantes, como amarelo e rosa choque.

Anteriormente, o ícone usava tons mais escuros. De certa forma, é até difícil notar que algo mudou. Mas a diferença é perceptível quando ambos os logos ficam lado a lado.

(Imagem: Instagram)

A segunda mudança apresentada hoje pelo Instagram foi sua nova fonte, chamada Instagram Sans. Tal como o novo ícone, a nova fonte deve estampar a interface do aplicativo, sendo utilizada em botões, figurinhas dos stories (aquelas que são padrão do Insta), marcações e mais.

Também de acordo com o Instagram, a nova fonte também pretende ser mais acessível e globalizada, já que tem um design adaptado para vários idiomas, inclusive aqueles que não utilizam o alfabeto romano, a exemplo do japonês e do tailandês.

(Imagem: Instagram)

Por fim, além dessas duas novidades, o Instagram também anunciou um novo guia visual para as suas campanhas publicitárias. Com este novo conceito, segundo a rede social, o objetivo é colocar o conteúdo no centro, evidenciando as imagens e elementos utilizados na própria rede.

Movimento acompanha rumores sobre novo feed e “crise de identidade” no aplicativo

(Imagem: FutureOwns)

Novo logotipo (à direita) é muito parecido com o anterior (à esquerda); na internet, usuários criticaram a forma como as novas cores fazem o ícone chamar muito mais atenção na grade de aplicativos — o que pode muito bem ter sido o objetivo da alteração.

A chegada de concorrentes como o TikTok parece ter afetado bastante o Instagram. Isso fica ainda mais claro se observarmos as constantes mudanças que o aplicativo tem sofrido. Se antes era um aplicativo voltado pra fotos, hoje, o Insta também tenta se vender como uma rede social de miniclipes, exatamente como o rival chinês.

Não por acaso, o aplicativo tem realizado diversos testes com novas funções, inclusive um feed em tela cheia, bem parecido com o da rede social concorrente.

Apesar de ter sofrido críticas, sobretudo por abandonar o formato 1:1, um clássico da fotografia e que se tornou sinônimo de fotos no Instagram, é provável que o novo feed seja definitivo, já que permite visualizar mais conteúdo no formato vertical, tal como é a tela dos smartphones.

Ademais, muito embora a maioria dessas alterações tenha por objetivo atrair novos usuários, ou, ainda, resgatar quem foi para o TikTok, não é incomum que os mais acostumados estranhem as novidades.

De todo modo, tantas mudanças assim revelam que sim, o Instagram, e toda a Meta, talvez, esteja tentando se reinventar, a fim de não perder a parcela mais jovem (e ativa) de seus usuários.

À primeira vista, nada disso é ruim. Mas será que eles não podem acabar “perdendo o norte” com tantas mudanças? Fica a dúvida!

Relacionados:

Leia também:

Análise

Nesta terça-feira (30), a Beats anunciou seus novos headphones Beats Solo 4 e um novo fone de ouvido sem fio Beats Solo Buds. Na...

Apple

Nesta terça-feira (7), durante o evento Let Loose, a Apple apresentou o novo iPad Air M2. As novidades incluem o dobro de armazenamento no...

Apple

O todo poderoso iPad Pro M4 foi anunciado com especificações que não chegaram ainda nem nos Macs da Apple. Saiba mais sobre este lançamento.

Apple

Novos iPad Pro M4, iPad Air M2, Apple Pencil Pro, Magic Keyboard reimaginado e atualizações de software fizeram parte do evento.

Copyright © 2021 - Todos os Direitos Reservados

Sair da versão mobile