Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
melhores-amigos-do-instagram-esta-de-volta-imagem-destacada

Tecnologia

Instagram volta com ‘Melhores Amigos’ e abandona função ‘Pessoas Selecionadas’

Recurso que permitia definir a audiência de cada story teve seus testes suspensos após falhas; Lista de melhores amigos está de volta.

Em setembro de 2021, o Instagram anunciou que testaria algumas mudanças no recurso ‘Melhores Amigos’, um dos mais populares do app. Além de passar a se chamar ‘Pessoas selecionadas’, a função permitiria escolher uma audiência específica para cada story, no momento da publicação.

Por mais que soe como uma ótima ideia no papel, a aposta não vingou e só serviu para gerar reclamações. Após a implementação nas contas de alguns usuários, muitos se queixavam de que a mudança complicava o processo para editar quem tinha acesso ao quê.

Não por acaso, hoje (15), a plataforma finalmente deu o braço a torcer e anunciou que os melhores amigos estão de volta para todos. A decisão vem após seis meses de testes da opção ‘Pessoas Selecionadas’, que ocorriam com exclusividade no Brasil.

Agora, tudo volta a ser como antes: na tela de publicação dos stories, além de poder compartilhá-los com todos os seus seguidores, é possível publicá-los apenas para os melhores amigos. Adicionalmente, caso o usuário toque e segure o ícone, também é possível editar a lista.

Instagram deve mudar mais coisas nos stories em breve

No início de 2022, reportamos que a rede social preparava uma nova forma de engajar criadores e fãs, a partir dos chamados ‘Stories Exclusivos’. Diferentemente da lista de melhores amigos ou pessoas selecionadas, no entanto, o foco da função estaria nos influenciadores, que poderiam publicar conteúdos apenas para assinantes.

De janeiro pra cá, pouco mudou. A funcionalidade continua restrita a uma lista bastante ‘seleta’ de criadores estadunidenses. Apesar disso, muitos influencers utilizam o próprio ‘melhores amigos’ como alternativa, incluindo apenas os seguidores que os apoiam financeiramente.

Até o momento, o Instagram não revelou nada sobre expandir a disponibilidade dos stories exclusivos para fora dos EUA.

Contudo, é de se imaginar que seja interessante para a empresa fazê-lo o quanto antes, já que isso a tornaria mais competitiva contra concorrentes como o TikTok e o Twitter, que, inclusive, também tem um programa de assinaturas do tipo.

Leia também:

Análise

Veja como o Apple Fitness+ transformou um dos treinos mais chato da academia, a esteira, em uma das atividades mais proveitosas do meu dia.