Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Análise

Análise: Samsung Galaxy Buds

Seja no iPhone ou no S10, o Galaxy Buds, na verdade, pode ser a sua escolha definitiva para um fone de ouvido 100% wireless.

Os Galaxy Buds são a resposta da Samsung à péssima linha Gear Icon e também à crescente popularidade dos AirPods da Apple.

Com um design mais simples, com uma cor azul-clarinha que lembra a traseira em prisma do novo Galaxy S10, o Galaxy Buds aposta em um estilo mais “bolinha” para encaixar no ouvido.

Para fazer o teste, usei os fones tanto com o iPhone quanto com o Galaxy S10, mas de longe a melhor experiência é com o S10 com o aplicativo Galaxy Wearable. Abaixo, conto a minha experiência com a nova linha de fones da Samsung.

Uma experiência praticamente de noise-canceling

Ultimamente, o que tem me feito deixar os AirPods de lado e optar pelo Galaxy Buds é o fato deles isolarem melhor o som. Ao trocar a borracha da parte intra-auricular de média para grande, o fone ganhou uma nova vida para mim. O melhor exemplo que posso dar é: ao usar os Buds na CPTM, em São Paulo, além de não ouvir o shopping-trem, também não ouço as conversas paralelas e só bem baixinho a voz padrão do trem dizendo a próxima estação. E, não, não preciso deixar o volume no máximo para isso.

Em momentos que só quero me concentrar na música, em algum texto ou só ter a famosa paz, os Galaxy Buds se tornam grandes companheiros. E como essas borrachas maiores ajudam a isolar o som, a qualidade do áudio também ficou melhor: os graves estão mais presentes e a experiência geral é bastante satisfatória.

Em relação a bateria, ainda é um mistério para mim quando os Buds realmente morrem. Primeiro, eles são novos (meus AirPods costumam ficar sem bateria após umas duas horas de uso depois de quase dois anos) e segundo a Samsung, eles duram até seis horas de uma vez só, o que é bem legal. Junte isso a caixinha que dá uma boa sobrevida para ele e passe praticamente a semana inteira sem precisar carregá-lo. Com uma porta USB-C e suporte ao carregamento wireless, qualquer lugar é lugar para carregar os seus Buds rapidinho, se for necessário.

No mundo Galaxy S10 e alguns problemas

Focando no uso do Galaxy S10, a experiência se torna um pouco mais completa. A primeira vantagem é a conexão simplificada: é só abrir os Buds com o Galaxy ligado, apertar “Conectar” e pronto. O segundo ponto importante é o aplicativo Samsung Wearable que permite usar o equalizador, personalizar o Touchpad, ligar/desligar o Som Ambiente, Buscar os fones de ouvido e gerenciar notificações (você pode ouvir “Twitter” toda vez que chegar uma menção na rede social para você – é legal, mas se você engaja numa conversa, só quer morrer com o fone dizendo “Twitter” toda hora).

Essas experiências tornam o Galaxy Buds ainda melhor e enquanto a Samsung não traz uma previsão de quando vai lançar o aplicativo para iOS, os donos de iPhone acabam perdendo um tanto da mágica dos Buds.

Agora, apesar dos fones serem bem bacanas, ainda há alguns probleminhas: de vez em quando, eles dessincronizam sem motivo algum. Apesar de raro, acontece. E se você está fazendo uma atividade mais radical no meio da cidade, como andar de bicicleta, você tem alguns pequenos cortes no som, por causa da interferência de sinal – o que não deveria acontecer no Bluetooth 5.0.

Os microfones também não são perfeitos e são um tanto quanto abafados. Em um ambiente controlado, como uma sala, quarto ou escritório silencioso, você vai conseguir se comunicar com a outra pessoa por mensagem de voz ou ligação sem problemas, mas não espere fazer isso na rua sem se irritar. Neste ponto, os AirPods são melhores.

Comprar ou não comprar?

Com preço sugerido de R$ 999, você já encontra os fones com R$ 100 de desconto. Os Galaxy Buds são de longe uma das melhores experiências verdadeiramente wireless e dois grandes extras são esse cancelamento de ruído próprio por ser um fone intra-auricular e de você não precisar pagar a mais por um estojo que carrega via wireless.

Com bateria de sobra, um design discreto, opções efetivas de carregamento rápido e prático, não vejo motivos para você, usuário de iPhone ou Android, não escolher os Buds. Quer dizer, ao menos que você viva fazendo ligações na rua. Mas aí talvez seja mais fácil arranjar outro tipo de fone com microfone, não é mesmo?

Leia também: