Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Análise

Diferenças: Apple Watch Series 6 x Apple Watch Series 3

Qual Apple Watch escolher? Veja as diferenças entre o Apple Watch Series 6 e o Series 3 e descubra qual é o ideal para você.

Se você está em busca de um Apple Watch e quer saber qual é o melhor para o seu dia a dia, nós preparamos uma matéria com as diferenças entre o Apple Watch Series 6 e o Apple Watch Series 3. Confira no nosso comparativo abaixo.

Design, material e qual tamanho escolher

O Apple Watch, desde o seu lançamento, tem um design consistente. Foi em 2018 que a Apple trouxe uma pequena mudança no produto aumentando o tamanho da tela, mas sem mexer no corpo – o que permite compatibilidade com todas as pulseiras já lançadas até então. O problema é que, com ele no pulso, era impossível distinguir apenas de vista.

Agora, desde o Apple Watch Series 5, o relógio da Apple faz o que você espera de um relógio: mostra as horas o tempo todo, mesmo com a tela desligada – que, nesse caso, nunca desliga: é a Tela Retina Sempre Ligada. Ou seja, se você vir um Apple Watch brilhando no pulso de alguém que está com o braço abaixado, já sabe que é o modelo mais recente. Olhando mais detalhadamente o Series 3 e o Series 6 vai perceber que há uma diferença no tamanho do display: 38 mm e 42 mm para o Series 3 e 40 mm e 44 mm para o Series 6 – um aumento de 30%.

No modelo com 4G do Series 3, a Coroa Digital é toda vermelha. No Series 6, ela vai ter um círculo vermelho mais discreto ao redor. Também há uma mudança na posição dos alto-falantes e microfone. No Series 6, os falantes, 50% mais altos, estão do lado esquerdo e o microfone do lado direito. No Series 3, além de falantes menos potentes, eles ficam ao lado do microfone, o que pode causar um eco em ligações com o relógio.

A Apple também oferece menos opções de caixa no Apple Watch Series 3: só é possível comprar o de alumínio em Prateado ou Cinza-espacial. No Apple Watch Series 6, você pode escolher entre Alumínio (Cinza-espacial, Prateado, Dourado, Azul e Vermelho), Aço Inoxidável (Cinza-espacial, Prateado e Dourado) e Titânio (Titânio e Preto-espacial). No caso do Series 6, a traseira de todos os modelos é de cerâmica.

Processamento e sensores

O Apple Watch Series 6 vem com o processador S6 de dois núcleos de 64 bits, sendo até 20% mais rápido que seu antecessor, que por sua vez era duas vezes mais rápido que o processador S3, do Apple Watch Series 3.

O Series 6 vem com um exclusivo sensor de oxigênio no sangue, sensor cardíaco elétrico para fazer ECGs no seu pulso, um sensor cardíaco óptico de terceira geração, que avisa se os seus batimentos estiverem muito altos ou muito baixos, além da bússola e detecção de queda.

No Apple Watch Series 3, o sensor cardíaco óptico só avisa se os batimentos da pessoa estiverem muito altos. A detecção de queda, presente no Series 6, acaba se tornando uma das funções mais importantes, que a Apple diz que espera que os usuários não precisem usar.

Ao sofrer um impacto – cair para trás, de bruços ou de repente até se envolver numa batida forte de carro – o relógio pergunta se você está bem. Caso a pessoa esteja inconsciente, em um minuto, o relógio liga para a emergência e envia a localização do usuário para o contato preferido dele.

No Series 6, como o relógio tem suporte a mais bandas que o Series 3, ele consegue entrar em contato com socorristas locais em qualquer parte do mundo. Na versão com 4G, ele faz a ligação mesmo que você não tenha um plano contratado e caso ele seja só GPS, ele fará a ligação se o iPhone estiver por perto, redirecionando a chamada.

Também há uma pequena modificação na Coroa Digital, que tem resposta tátil no Series 6 e não no Series 3. Na prática, você sente que está girando a Digital Crown.

Bateria: de um a três dias

Aqui, a Apple diz que a bateria do relógio é a mesma em todos os modelos. Um dia inteiro, conhecido pela empresa de Cupertino, como 18 horas. Nos testes práticos, presta atenção como os relógios têm se comportado ao longo dos anos.

Apple Watch Series 3, apenas com GPS, chegava a durar até três dias longe da tomada. A versão com 4G, até dois dias. No caso do Apple Watch Series 6, ele dura um dia inteiro com o recurso Tela Sempre Ligada, mas pode acabar até antes em um dia de exercícios muito intensos ou que ele seja muito usado no 4G e não conectado ao iPhone.

Por que essa diferença? Porque o processador exige mais e o relógio tem ficado mais independente ao longo desses últimos dois anos. 

Hora da explicação da Tela Sempre Ligada: uma das grandes novidades do Series 6 é que ele permite que você dê aquela bisbilhotada no horário sem precisar fazer o gesto de levantar o pulso, o que é um tanto quanto rude quando você está conversando com alguém e começam a chegar notificações sem parar.

Com essa função, toda vez que você não está interagindo diretamente com o relógio, ele atualiza a imagem do display uma vez por minuto. Se você estiver fazendo exercício, a lógica aplicada é a mesma: você pode dar uma bisbilhotada em como está a sua atividade sem problemas, mas nesse caso o relógio atualiza uma vez a cada segundo. Com o braço levantado, por curiosidade, a tela atualiza 60 vezes em um segundo. 

O que a Apple fez aqui é garantir essas 18 horas, mas para dias mais intensos ou quando você sabe que vai precisar ficar mais longe de uma tomada, a dica é desabilitar a Tela Sempre Ligada.

Conectividade e suporte 4G

Esta seção é específica para quem está de olho no modelo com 4G. Atualmente, tanto a Claro quanto a Vivo trazem suporte à tecnologia do eSIM. Você pode deixar o iPhone em um canto e sair com o relógio que você continua recebendo notificações, ligações, podendo mandar mensagem e fazer streaming de músicas pelo seu serviço preferido.

Esse modelo é ideal para quem quer se exercitar com apenas o relógio e os AirPods ou quer deixar o iPhone carregando na mesa do escritório enquanto vai para uma reunião. Ao comparar o Series 3 e o Series 6, a maior diferença está no suporte a bandas.

Para adicionar um plano de operadora brasileira ao Apple Watch Series 3, ele precisa ser comprado no Brasil, Europa, parte da Ásia ou Austrália. No Apple Watch Series 6, é possível comprar o relógio nos Estados Unidos, que ele terá suporte às bandas brasileiras também.

Como falei do SOS de Emergência, é apenas no Series 6 que ele funciona globalmente. No Series 3, é possível fazer uma ligação de emergência no país de compra do relógio, mas ele não tem a detecção de queda para fazer isso automaticamente.

Preço e considerações finais

Tanto o Apple Watch Series 6 quanto o Series 3 são ótimos relógios inteligentes e, no fim do dia, ambos são os smartwatches da Apple – bem à frente de qualquer competidor. Aqui, além do custo, é preciso ver o quão importante são as funções do relógio.

Desde coisas mais imperceptíveis, como o fato do Series 6 ter 32GB de armazenamento interno e o Series 3 variar de 8GB a 16GB, até algumas funções do watchOS 7 que só estarão disponíveis para o modelo mais recente – como várias Complicações na mesma tela.

Basicamente, se você quer apenas um relógio e que seja inteligente, o Series 3 deve bastar, mas ao pegar os benefícios que “você espera nunca usar”, o Series 6 acaba sendo muito mais eficiente para ficar de olho no que acontece no seu corpo.

Por fim, tem sempre um a mais nessa equação que é o Apple Watch SE: ele chegou junto do Apple Watch Series 6 e compartilha das funcionalidades dos modelos Series 4, 5 e 6 com um preço mais em conta.

O Apple Watch Series 3 começa em R$ 2.599 no site oficial da Apple, enquanto o Series 6 está a partir de R$ 6.499.

Leia também: