Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Apple

Apple Music lança suporte para Lossless e Dolby Atmos; saiba tudo sobre as novidades

Apple Music Lossless já está disponível. Descubra as vantagens da qualidade HiFi e da experiência de Áudio Espacial.

Após promover que uma novidade chegaria, a Apple anunciou em maio que o Apple Music com suporte a Lossless e Dolby Atmos chegariam ao serviço de streaming de música em junho, junto do iOS 14.6, iPadOS 14.6, macOS 11.4 e tvOS 14.6. Durante a WWDC21, em 7 de junho, a empresa confirmou que a novidade estava sendo lançada naquele dia.

De acordo com a empresa, 20 milhões de conteúdos já estão disponíveis em Lossless e até o fim do ano, o catálogo de 75 milhões de canções trará suporte a essas novidades.

Todos os fones da empresa que contam com os chips W1 e H1 podem aproveitar a qualidade Dolby Atmos com Áudio Espacial. Para os “verdadeiros audiófilos”, no entanto, que queiram aproveitar o Lossless, é necessário um headphone específico com conexão cabeada e para aproveitar o Hi-Resolution Lossless com 24 bit a 192 kHz, será necessário um conversor analógico junto dos headphones apropriados.

Para trazer essas novas qualidades de áudio, a empresa usa o codec ALAC (Apple Lossless Audio Codec), que consegue preservar e transmitir cada bit de uma música.

“Este é um grande salto em tecnologia. Até agora, eu tive o prazer de mixar alguns dos maiores artistas da história em Dolby Atmos. Com esse trabalho, eu me aproximei ainda mais de álbuns que eu amo. Existe uma experiência única de me imergir na música que, apesar de familiar, de repente parece nova. Como um criador, é mais do que uma animação saber que podemos compartilhar essa experiência incrível através do Apple Music.”

Giles Martin, produtor e compositor

Para curtir a qualidade Lossless, é só acessar “Ajustes”, “Música” e “Qualidade de Áudio”. Aí vai ser possível escolher a partir de 16 bit a 44.1 kHz até 24 bit a 48 kHz nos dispositivos Apple.

É importante lembrar, no entanto, o quão pesado essas músicas podem se tornar. Pegando como exemplo uma música de 3 minutos:

  • Em alta-eficiência, ela pesa 1.5MB
  • Em alta qualidade, com o codec AAC da Apple em 256kbps (padrão), 6MB
  • No Lossless a 24-bit/48 kHz, 36MB
  • Com Hi-Res Lossless a 24-bit/192 hKz, 145MB

Perguntas e respostas sobre o Apple Music Lossless

  • Quando vai estar disponível? Disponível desde 7 de junho de 2021.
  • Quais dispositivos funcionam com Dolby Atmos? Todos os fones AirPods e Beats com chips H1 e W1.
  • Quais fones da Apple trazem suporte à tecnologia Estéreo Espacializado: A novidade que chega com o iOS 15 estará disponível para os AirPods Pro e AirPods Max.
  • Quais dispositivos vão trazer suporte a Lossless? Os dispositivos da Apple precisam estar rodando o iOS 14.6, iPadOS 14.6,  macOS 11.4, tvOS 14.6 ou superior para trazer a qualidade Lossless, porém é necessário um fone de ouvido cabeado com suporte a tecnologia para ouvir essa alta qualidade.
  • Quais fones da Apple funcionam com qualidade Lossless? Nenhum deles.
  • Quais fones da Apple funcionam com qualidade Hi-Res Lossless? Nenhum fone da Apple.
  • E os AirPods Max? Mesmo com os AirPods Max cabeados, eles não suportam qualidade Lossless por uma limitação de hardware (o cabo Lightning digitaliza o áudio, o que tira a autenticidade do Lossless), porém a Apple diz que é possível ter uma experiência “similar”.
  • HomePod vai ter suporte? Sim. Tanto o HomePod quanto o HomePod mini trarão suporte ao Lossless em uma atualização futura.
  • Quanto vai custar a mais? Nada. Assinantes do Apple Music ou do Apple One continuarão pagar o mesmo valor e com acesso a essa nova qualidade.
  • Como sei que um álbum está na qualidade superior? A Apple diz que 20 milhões de músicas já estarão disponíveis em Lossless quando o serviço lançar. 75 milhões estarão disponíveis até o fim do ano. Haverá um indicador no álbum/música para mostrar se ela suporta ou não esses novos padrões, como Lossless e Dolby Atmos.

Leia também:

Apple

watchOS 8 traz o novo aplicativo Mindfulness, dois novos exercícios, um mostrador especial para fotos em Modo Retrato e mais.

Apple

macOS Monterey é o nome do novo sistema operacional dos Macs. Com foco em privacidade e continuidade, o sistema traz um Safari redesenhado.

Apple

Conheça mais de dez novidades do iOS 15, o novo sistema operacional dos iPhones, apresentado nesta segunda no evento de abertura da WWDC21.

Apple

Novo iPadOS 15 facilita o uso de antigas funções como o Split View e Slide Over. Novos atalhos de teclado e do Apple Pencil...