A Apple anuncia nesta terça-feira (8) que vai lançar uma ferramenta para comerciantes receberem pagamentos pelo iPhone. Com isso, o smartphone da empresa funcionará exatamente como uma máquina de cartão de crédito que você aproxima o cartão ou outro dispositivo NFC para fazer o pagamento.
A novidade chamada de Tap to Pay estará em um primeiro momento disponível apenas nos Estados Unidos. Apesar de uma data de lançamento não ter sido estipulada, a empresa de Cupertino diz que a função chegará ainda em 2022.
Tap to Pay estará disponível tanto para plataformas de pagamento quanto para desenvolvedores de app que queiram integrar o serviço aos seus aplicativos de iOS. Tanto a Stripe quanto a Shopify Point of Sale serão as primeiras a implementar o serviço durante a primavera do Hemisfério Norte.
“Com cada vez mais consumidores fazendo pagamentos por aproximação usando as carteiras digitais e cartões de crédito, a função Tap to Pay no iPhone trará uma nova forma mais segura, privada e fácil de aceitar pagamentos contactless,” diz Jennifer Bailey, VP de Apple Pay e Apple Wallet.
Quando disponível, a função Tap to Pay chegará para donos de iPhone XS ou mais novos. Na hora de fazer o pagamento, basta o comerciante pedir para que o cliente aproxime o próprio iPhone, Apple Watch ou cartão NFC para fazer o pagamento.
A diferença aqui é que não será necessário um hardware adicional, apenas o iPhone. A Apple diz que já está trabalhando com as principais operadoras de rede pagamento para lançar a função, como American Express, Discover, Mastercard e Visa.
“Seja você um vendedor ou um comércio online, ou empreendedor individual, você poderá em breve aceitar pagamentos contactless em um dispositivo que já está no seu bolso: o seu iPhone”, diz Bily Alvarado, diretor de negócios da Stripe.
A função de pagamento por aproximação estará disponível para plataformas de pagamento e desenvolvedores parceiros através dos kits de desenvolvedores em uma versão beta futura do iOS.
Ainda não há uma data para que a função Tap to Pay chegue ao Brasil.