A aquisição do Shazam pela Apple fez um bem danado ao aplicativo. De lá pra cá, o identificador de músicas remodelou o visual, ampliou as informações disponíveis e, sobretudo, melhorou a integração com outros apps, bem como com o próprio iOS.
Agora, outra novidade é que o Shazam passará a exibir informações sobre shows e turnês. Ao identificar uma música, ou mesmo no histórico, basta arrastar para cima e checar onde o seu artista favorito fará shows no futuro. Na mesma tela, ainda há um atalho que permite seguir direto para a compra dos ingressos, além de ser possível salvar a data no calendário.
Tanto no app para iOS quanto no oferecido para Android, a função já está disponível e operante. Contudo, vale ressaltar que, ao menos no Brasil, ela ainda não funciona perfeitamente. Durante os meus testes, por exemplo, o app ignorou que a banda Gorillaz fará um show por aqui em maio.
Plataforma Bandsintown é quem fornecerá as informações sobre eventos
Funcionalidade exibe lista de shows com localização, data e horário. Também é possível adicionar o evento à agenda e até seguir para a página de compra dos ingressos.
Os dados sobre shows e concertos que alimentam a nova função do Shazam são fornecidos pela plataforma Bandsintown. Assim, segundo a Apple, para que a agenda de shows seja exibida no aplicativo, basta que o artista cadastre-se na plataforma e a mantenha atualizada.
Ao testar com artistas brasileiros mais famosos, o recurso funcionou perfeitamente. O mesmo, no entanto, não pode ser dito sobre artistas regionais, menos conhecidos ou de nicho, que devem ficar de fora até que também passem a utilizar a Bandsintown.
Em sua nota sobre o lançamento, a Apple demonstrou entusiasmo, apontando que a chegada ocorre diante de um “ressurgimento da música ao vivo”. Com a novidade, a empresa ainda disse que espera dar mais visibilidade aos artistas.
Atualmente, o Bandsintown tem mais de 68 milhões de usuários e abriga informações sobre mais de 560 mil artistas, produtores, gravadoras e empresários musicais.