Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Apple

Star Wars Day: Apple detalha o papel dos Macs na criação dos sons da franquia

Em comemoração ao Star Wars Day, Apple detalha como os efeitos sonoros da franquia contam com o apoio de quase 300 Macs para serem criados.

Neste 4 de maio (May the fourth), se comemora o Star Wars Day. A data, ironicamente escolhida em razão do trocadilho com a fala may the force be with you (que a força esteja com você), marca o dia em que a legião de fãs da franquia relembra toda a sua beleza e importância.

E para celebrar o dia junto deles, a Apple publicou um artigo pra lá de especial, detalhando como os estúdios da Skywalker Sound, a divisão de efeitos sonoros da Lucas Film, se apoia nos equipamentos e soluções da empresa para criar suas obras.

Conversando diretamente com Ben Burtt, sonoplasta presente na franquia desde o primeiro filme, o artigo também detalha todo o processo criativo e produtivo dos artistas, com destaque para sua vasta biblioteca de músicas e efeitos sonoros. No texto, Burt conta, inclusive, que começou a trabalhar com a ajuda de um Macintosh SE, máquina lançada pela Apple em 1987.

Hoje, a Skywalker Sound conta com mais 130 Mac Pros; 50 iMacs; 50 MacBooks Pro; 50 Mac minis e uma variedade de iPads, iPhones e até Apple TVs. Todos são utilizados pela equipe para captar, processar, editar e reproduzir os sons icônicos dos filmes produzidos pela empresa.

Em um dado momento, o próprio Burt comenta que, apesar de ter começado pequeno, hoje conta com quatro Macs em seu processo produtivo: cada um responsável por uma parte do trabalho. Ele os chama de Alpha, Beta, Gamma e Delta.

No trabalho criativo, as possibilidades oferecidas pelo equipamento são sempre uma oportunidade

Estúdio-da-skywalker-sound-em-foto-para-o-star-wars-day
Star Wars Day: Apple conta o papel do seu ecossistema e equipamentos na criação de uma das maiores franquias do cinema

Naturalmente, o texto se esforça em destacar quais atributos dos produtos da Apple são essenciais para o excelente trabalho feito na Skywalker Sound. Por exemplo, para Baihui Yang, editor supervisor de som na empresa, o fato de ser possível carregar todo o equipamento para o campo, a fim de captar, editar e unir os sons sem a necessidade de retornar para o estúdio, é fundamental.

Isso porque, segundo ele, ao retornar para as instalações da empresa, é possível que o time deixe algum detalhe passar. Ou seja, parte da sonoplastia e efeitos é realizada ali mesmo, durante o trabalho de campo.

Noutro momento, AI Nelson, outro editor de som da Skywalker Sound, conta como as inspirações para efeitos sonoros podem vir de qualquer lugar. De eletrônicos velhos a dispositivos quebrados, tudo pode ser um efeito sonoro.

Burtt, da mesma forma, conta que já recebeu mensagens de pessoas dizendo “Minha tia tem uma tosse muito esquisita, você não gostaria de gravá-la para uma criatura?”

Enquanto isso, para Gary Rydstrom, designer de som sete vezes ganhador do Oscar, o segredo de Burtt é utilizar sons reais na ficção científica.

Lendas da sonoplastia também deram conselhos para quem quer começar na área

Para finalizar, outro ótimo momento do artigo, mais ao final, é quando Burtt, Nelson e Rydstrom dão conselhos para quem está começando nos efeitos sonoros. “Você deve escutar o mundo ao seu redor e construir uma coleção de efeitos sonoros.” Recomenda Burtt.

Em seguida, AI Nelson diz: “Arrume uma gravação e classifique-a, porque toda vez que você construir uma biblioteca de sons, você está fazendo escolhas. O outro motivo é porque há um monte de ferramentas baratas as quais você pode ter acesso agora no seu iPad ou MacBook, com as quais você pode fazer todo tipo de edição e mixagem em casa. Eu nunca pude fazer isso. Se eu fosse um jovem cinematógrafo novamente, eu estaria encantado. Eu teria drones, poderia fazer todos os tipos de gravação de som.” Noutro momento, ele atesta que até mesmo o iPhone é capaz de registrar sons em nível profissional.

“Seja lá como você faça”, diz Rydstrom, “pense sobre o som desde já, porque é uma das suas ferramentas de storytelling. Eu diria que é uma das mais eficientes, uma vez que você comece a gravar e editar”. “Normalmente, você pode contar uma baita história com os sons, de um modo muito mais barato do que visualmente, além de, às vezes, muito mais emocionante.”

“Se você está interessado em som ou gravação de vídeos, pode gravar em 4K no seu iPhone. Não há desculpa. Essa coisa que é parte das nossas vidas diárias é a mesma coisa que você precisa para gravar sons e fazer filmes. Essa é a verdadeira revolução. No fim das contas, irá democatizar todo o processo”. Conclui Rydstrom.

Também em comemoração ao Star Wars Day, a Apple vai promover, no dia 9 de maio, uma sessão especial com o designer de som Leff Lefferts.

No evento, para o qual você pode se inscrever a partir deste link, os participantes deverão ver filmagens do Rancho Skywalker, sede da Skywalker Sound, além de aprender, com um Creative Pro da Apple, sobre como fazer efeitos vocais para uma personagem usando a voz, objetos do dia a dia e o GarageBand no Mac.

* Você pode conferir o artigo original aqui. Acesse-o para conferir mais detalhes sobre as falas de Ben Burtt, AI Nelson e Gary Rydstrom. Na página, também há um vídeo muito bacana que ajuda a ilustrar toda a história contada no texto.

Relacionado:

Leia também:

Apple

A Apple deve apresentar durante a WWDC 2024 as novidades dos seus futuros sistemas operacionais – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11,...

Apple

O iPad Pro M4 traz ainda mais novidades do que aquelas anunciadas pela Apple. Confira outros recursos e segredos deste tablet.

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...