O sucessor do macOS 11 Big Sur foi anunciado durante a WWDC21. Agora, o novo sistema operacional dos Macs se chama macOS 12 Monterey.
De maneira geral, o macOS Monterey não chega a ser uma atualização tão grande quanto o Big Sur foi, mas traz pontos importantes em produtividade, continuidade e privacidade.
Em relação à produtividade, o macOS Monterey traz o aplicativo Atalhos ao Mac. Com isso, usuários e desenvolvedores podem automatizar as tarefas diárias de maneira simples. O aplicativo funciona similar ao app do iPhone e iPad e permite integrar automações do Automator.
Com a nova função de Foco, os usuários do Mac também podem filtrar notificações não relacionadas com a atividade do momento. É possível escolher quais aplicativos e o que abrir em determinadas tarefas do dia, como ao trabalhar ou simplesmente navegar na web despretensiosamente.
Já sobre continuidade, a Apple apresentou a função “Controle Universal”. Ao aproximar Macs e iPads que rodem o macOS 12 Monterey ou iPadOS 15, é possível arrastar um elemento do iPad, por exemplo, até um iMac.
Também é possível usar o mesmo mouse e teclado em múltiplos dispositivos pela primeira vez.
Safari, SharePlay e mais no macOS Monterey
Um dos grandes destaques do macOS Monterey é o Safari redesenhado. Com abas compactas, a Apple combina a barra de busca com a de ferramenta em um único espaço.
Agora é possível agrupar links em pastas específicas que ficam mais fáceis para compartilhar em um e-mail ou em uma mensagem, como “Planos para viagem”, “Links para ler depois”, etc.
O macOS 12 Monterey também traz destaque em privacidade. Funções como o Mail Privacy Protection permite que os usuários escolham se querem que emails coletem informações deles dentro do aplicativo Mail.
Outra novidade interessante que chega ao macOS Monterey é o SharePlay que permite que o usuário integre serviços como o FaceTime, iMessage, Apple TV+, Apple News+ e outros com amigos e familiares. Cada um desses aplicativos agora conta com seções especificadas de conteúdos compartilhados com o usuário.
No FaceTime, por exemplo, será possível alinhar as diversas pessoas em uma ligação, melhorar o áudio para evitar ruídos externos, assim como compartilhar a tela, ver um filme ou ouvir uma música juntos.
O macOS Monterey também traz:
- Suporte ao Áudio Espacial em Macs com chip M1 ao usar os AirPods Pro ou AirPods Max;
- Live Text, que usa aprendizado de máquina do dispositivo para detectar textos em fotos, como números de telefone, links, endereços, etc;
- Novo Apple Maps com um globo interativo e experiências mais imersivas e detalhadas em cidades limitadas.
O macOS Monterey está em beta para desenvolvedores. Em julho, o público em geral pode testar o novo macOS e no outono do Hemisfério Norte, ele deve ser lançado para todos.