Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
fortnite-sendo-jogado-em-iphone-2560x1707

Games

Fortnite volta ao iPhone por meio do GeForce NOW, game streaming da NVIDIA

Streaming de jogos da NVIDIA já trabalha para disponibilizar Fortnite ao iPhone e iPad; usuários poderão jogar diretamente do Safari

Depois de uma batalha judicial que acendeu um debate inteiro sobre a venda de aplicativos, e que culminou na remoção do Fortnite da App Store, impossibilitando os usuários da Apple de terem acesso ao jogo, a Epic Games anunciou hoje (13) que título voltará a ser jogável em iPhones e iPads, mas não da forma que você está pensando.

Em breve, o game, que é um sucesso nas telas de PCs, consoles e dispositivos Android, será disponibilizado no GeForce Now, serviço de streaming de jogos da NVIDIA. No anúncio, a Epic comenta que, por enquanto, o game funcionará em fase beta e com um número limitado de jogadores, a fim de testar a estabilidade e jogabilidade na plataforma.

Como funciona o GeForce NOW

GeForce Now
Plataforma de cloud gaming da NVIDIA, GeForce NOW está disponível no Brasil

No GeForce Now, os games são executados na nuvem, o que permite jogá-los em uma enorme variedade de dispositivos e sistemas, incluindo diretamente do navegador. Até o momento, o serviço é compatível com Windows, macOS e Android, além de funcionar no Chrome e no Safari, por onde os usuários de iPhone e iPad podem acessá-lo.

De fato, a execução de jogos via cloud elimina uma série de problemas, incluindo a necessidade de um hardware potente e aquisição dos jogos, uma vez que alguns desses serviços (não é o caso do GeForce NOW) cobra apenas uma assinatura, tanto pelo uso da plataforma quanto pelo acesso aos títulos disponíveis.

Contudo, o cloud gaming, como também é chamado, também adiciona outras variáveis à brincadeira: além de torcer para que o serviço (e o game) estejam disponíveis no Brasil, é preciso ter uma ótima conexão de internet, sobretudo em títulos online, como o Fortnite, que são sensíveis às oscilações da rede.

É por isso que ainda deve levar um tempo até que o jogo da Epic esteja plenamente disponível aos jogadores do GeForce NOW, que, por si só, já tem dificuldades em atender a grande demanda de usuários.

Serviço tem plano gratuito, mas é preciso esperar para jogar

Disponível no Brasil desde outubro de 2021, o serviço da fabricante de GPUs, NVIDIA, custa R$ 40,50 mensais, mas frequentemente tem suas assinaturas mensais e semestrais esgotadas.

Alternativamente, há um plano gratuito, que permite jogar sem pagar, mas é preciso aguardar uma fila de espera e a jogatina está limitada a 30 minutos. Depois disso, é necessário logar novamente e, consequentemente, aguardar mais uma vez na fila.

Ao contrário do que ocorre com outros serviços similares, como o Microsoft xCloud, o GeForce NOW não empresta títulos, mas se integra aos catálogos de jogos do usuário na Steam e na Epic Store.

Na prática, isso amplia a quantidade de jogos compatíveis com o serviço para mais de 800 títulos, em comparação aos 300 jogos do xCloud. Contudo, é necessário que o usuário tenha adquirido os games que irá jogar (na loja da Epic ou na Steam), fazendo com que só sejam gratuitos os jogos que já são efetivamente free to play, como o próprio Fortnite.

Leia também:

Tecnologia

Rede social emitiu um comunicado nesta segunda (17) e explicou que a funcionalidade ainda está em testes; saiba como funciona.

Games

Negócio ainda precisa ser aprovado por órgãos antimonopólio de diversos países; até lá, companhias atuarão separadamente, sem mudanças.

Tecnologia

Usuários poderão conectar suas contas com carteiras de criptomoedas e exibir selo de autenticidade caso usem uma foto de perfil com NFT.

Tecnologia

Com gráficos da AMD, Exynos 2200 cumpre a promessa de ser o primeiro a levar ray tracing para os jogos de smartphone; confira mais...