De surpresa, a Nintendo anunciou o Nintendo Switch Lite na manhã desta quarta-feira (10). O novo console da empresa japonesa tem a construção toda em plástico e é uma opção mais em conta para quem não quer investir US$ 299 no Switch top de linha. Disponível apenas no modo portátil e sem controles removíveis, a Nintendo aposta em uma experiência on-the-go.
O Nintendo Switch Lite tem uma tela de 5,5 polegadas, contra a tela de 6,2 polegadas do modelo padrão, e está disponível em três cores: amarelo, turquesa e cinza. Por ser uma única peça de hardware, o Joy-Con não conta com câmera infravermelha e nem a função HD Rumble, que para Super Mario Odyssey, por exemplo, indica quando há uma lua no chão embaixo de você.
Apesar dessas limitações, a maioria dos jogos devem ser compatíveis com o Nintendo Switch Lite. Algumas restrições à parte, jogos como 1-2 Switch e ARMS precisarão de um outro par removível de Joy-Con para serem jogados.
O lado positivo desse console é a bateria, podendo durar de 3 a 7 horas. Jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild pode ser jogado por até 4 horas. No caso do Nintendo Switch padrão, a bateria dura de 2h30 a 6h30, com Zelda rodando por até 3 horas.
O Nintendo Switch Lite com a eShop, funções de jogo online e wireless, entrada para fone de ouvido, entrada para mídia física e cartão microSD. Por US$ 199, ele começa a ser vendido no dia 20 de novembro deste ano. Há também uma versão especial de Pokémon Sword & Shield que começa a ser vendida no dia 8 de novembro, com os lendários da região: Zacian e Zamazenta na parte de trás do console.