Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
função-blend-logotipo-spotify-destaque

Tecnologia

Blend: função do Spotify permite criar playlists colaborativas com até 10 amigos, além de artistas

Recurso do Spotify permite criar playlists automáticas, mesclando seus gostos musicais aos dos seus amigos, além de artistas.

No final do ano passado, o Spotify anunciou uma função muito bacana e que, provavelmente, ficou de fora do seu radar. Batizado como ‘Blend’, o recurso funciona como uma playlist automática e colaborativa – igualzinho aquelas que o Spotify já faz para você, mas com a possibilidade de misturar os seus gostos com o de até 7 amigos.

Nesta quarta-feira (30), por sua vez, o serviço anunciou mais novidades nessa função específica. Agora, além de poder “fazer um Blend” com até 10 amigos, é possível fazer isso com artistas também. Na prática, daria pra saber quão próximos são os seus gostos musicais e os da Pabllo Vittar, por exemplo.

Eu digo “daria” porque, até agora, somente 20 artistas estão disponíveis para dar match com os usuários, entre eles: BTSCharli XCXJO1Kacey MusgravesLauvMegan Thee StallionBE:FIRSTMimi WebbNiziUTai VerdesXamãCamiloDiploAngèleBadshahKim LoaizaCROBenjamin IngrossoBennett CoastAB6IX.

Basta clicar em algum dos nomes acima para ir direto para o seu Blend com o artista em questão. O mesmo atalho também funciona na página em que o Spotify anunciou a novidade.

Como fazer um Blend com seus amigos

Eu confesso que fiquei bem surpreso quando soube que essa função existia. Provavelmente, isso se deve ao fato de que ela não é acessível a partir de um menu ou opção específicos, mas sim na busca. Para fazer um Blend com algum dos seus amigos, você deve:

tutorial-como-fazer-blend-no-spotify-passos-1-2-e-3
(Imagem: NovaPost)
  1. Acessar a busca do Spotify e pesquisar por ‘Blend’. Na sequência, você deve tocar na primeira opção, que aparece como “gênero”.

2. Na tela seguinte, você já pode visualizar algumas playlists feitas pra você. No entanto, o objetivo aqui é convidar seus amigos, e você pode fazer isso tocando em “Criar um Match”.

3. Em sequência, você deve tocar em “Convidar”. Uma tela de compartilhamento se abrirá no seu smartphone, e você pode enviar o link de acesso da forma que preferir: via WhatsApp, Instagram, Telegram e até SharePlay, no caso do iOS.

tutorial-como-fazer-blend-no-spotify-passos-4-5-e-6
(Imagem: NovaPost)

4. Uma vez que o(s) convidado(s) aceite(m) seu convite, a playlist colaborativa será exibida no menu anterior, indicando os nomes de quem ajudou a formá-la. Abaixo, na lista de músicas, é possível ver qual faixa foi uma contribuição sua ou dos seus amigos, a partir de uma pequena foto no canto direito.

5. No topo da playlist há um símbolo animado com círculos. Toque nele para compartilhar um story sobre a sua nova playlist colaborativa.

Matches com artistas ainda são uma incógnita

Eu achei a possibilidade de criar matches com artistas sensacional. No entanto, vale ressaltar que a usabilidade dessa função não é das melhores. Primeiro, porque o próprio número de artistas ainda está bem limitado. Segundo, porque não tem outra forma de criar um match com determinado cantor se não for clicando no link dele.

Ou seja, para criar um Match com o Diplo, ou com o Xamã, o único caminho possível é clicar no nome de algum deles, dentre os 20 listados logo acima.

Num mundo ideal, acredito que haveria um menu dedicado à criação de Blends. Nesse mesmo menu, também deveria ser possível pesquisar todos os artistas disponíveis para criar um match.

Do jeito que é feito hoje, não é surpresa que pouca gente saiba que esse recurso existe. Eu mesmo, não sabia.

Relacionado:

Leia também:

Análise

Veja como o Apple Fitness+ transformou um dos treinos mais chato da academia, a esteira, em uma das atividades mais proveitosas do meu dia.