Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
Zoom do ícone do Whatsapp em tela de smartphone

Tecnologia

Em breve, mais Androids poderão transferir conversas do WhatsApp para o iOS

Beta do app para iOS indica que, mais dispositivos, além dos Samsung Galaxy, poderão transferir conversas do WhatsApp para o iPhone.

Para aqueles que têm um smartphone Samsung rodando o Android 10 ou superior, já faz algum tempo que é possível transferir conversas do WhatsApp para o iPhone.

Agora, parece que o recurso finalmente chegará a mais modelos, conforme indica o portal WABetaInfo, que comumente revela as novidades presentes em versões beta do mensageiro.

No beta 22.2.74 do aplicativo para iOS, antes de iniciar a configuração do WhatsApp, o usuário é avisado sobre a possibilidade de importar suas conversas de um dispositivo Android. O recurso, porém, ainda não está funcional, razão pela qual não foi possível obter muitos detalhes sobre sua operação.

Captura de tela do WABetaInfo sobre a possibilidade de transferir conversas do Whatsapp entre Android e iPhone
Assim como a recuperação do backup, não é possível importar as conversas após pular essa etapa na configuração inicial (Imagem: WABetaInfo)

Até o momento, tudo o que se sabe é que a funcionalidade vai exigir que o dispositivo Android de origem tenha o aplicativo Migrar para iOS, que hoje já permite exportar fotos, contatos e eventos da agenda, ente outros dados, para o iPhone.

Nesse caso, tudo indica que o funcionamento da transferência será bastante similar ao já disponível para os smartphones da Samsung, no qual é necessário ter o app Smart Switch.

Conforme também aponta o WABetaInfo, não há como saber quando essa função estará totalmente disponível. Contudo, a atualização vem em boa hora, já que a exportação de chats já existe nos betas do Android desde setembro de 2021. Ou seja, é possível que a chegada da função correspondente no iOS indique que o lançamento está próximo.

WhatsApp também prepara verificação de duas etapas para versões web e desktop

Captura de Tela WABetaInfo sobre a verificação em duas etapas no Whatsapp Web
Verificação em duas etapas já existe na versão para smartphone (Imagem: WABetaInfo)

A possibilidade de transferir conversas do WhatAapp para o iPhone em mais dispositivos Android é parte de um esforço do mensageiro em se tornar mais multi-plataforma, visto que, além da ferramenta ser utilizada nos mais diferentes contextos, concorrentes como o Telegram já estão a frente nesse sentido.

Justamente por isso, outra novidade recente do WhatsApp é a verificação em duas etapas nas suas versões web e desktop, que também está sendo testada.

Segundo o mesmo portal, WABetaInfo, a ideia é que o recurso seja uma camada de segurança adicional nas versões em questão, já que muitos usuários as utilizam durante o trabalho e outras atividades.

Uma vez que a função esteja operando, quem tiver a confirmação em duas etapas ativada, eventualmente precisará inserir o mesmo PIN previamente definido, mesmo utilizando o WhatAapp num computador.

Hoje, a exigência do PIN só ocorre na utilização via celular, fazendo com que o acesso às suas conversas e contatos seja muito mais fácil nas versões web e desktop. Em breve – não se sabe exatamente quando – essa situação irá mudar.

Como bem nota o WABetaInfo, embora seja especialmente útil nesses dias em que até um anônimo pode ter sua identidade roubada, a verificação em duas etapas, por si só, não basta.

Isso porque, tanto no WhatsApp quanto noutros aplicativos, é possível redefinir o PIN da verificação tendo acesso ao seu e-mail ou caixa de SMS.

Assim, o mais recomendado mesmo é utilizar, além da verificação de duas etapas, um autenticador de senhas, como o que o próprio Google oferece, para dificultar o acesso de criminosos ao PIN da sua verificação.

Caso contrário, uma vez que você tenha seu SIM card (chip telefônico) perdido ou robado, fica mais fácil invadir seu e-mail, redefinir sua senha e até acessar outras contas vinculadas ao correio eletrônico, uma vez que, por padrão, a maioria das verificações de duas etapas se apoia no envio de mensagens SMS para checar sua identidade.

Com um autenticador, não há esse risco.

Leia também:

Tecnologia

Nesta quarta-feira (10), a Samsung anunciou durante o seu Unpacked em Paris os novos Galaxy Z Flip 6, Z Fold 6 e muitos outros...