Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
destaque-game-optimizing-service-causa-lentidão-em-aparelhos-da-samsung

Tecnologia

Falha no otimizador de jogos da linha Galaxy causa lentidão em mais de 10 mil apps

Culpado aparenta ser o Game Optimizing Service (GOS), otimizador de jogos nativo da fabricante e presente em quase toda a linha Galaxy.

Nesta quinta-feira (3), a Samsung acordou com uma notícia daquelas: segundo fóruns e sites especializados, uma falha num dos recursos da OneUI, interface que equipa toda a linha Galaxy, estaria deixando mais de 10 mil apps “mais lentos” nos aparelhos da empresa.

Segundo as mesmas fontes, o culpado seria o Game Optimizing Service (GOS), um otimizador de jogos pré-instalado nos dispositivos da sul-coreana.

Por algum motivo que ainda é desconhecido, a função parece limitar a performance de alguns apps de terceiros, incluindo Netflix, Instagram, TikTok, apps do Google e até softwares de benchmark.

Game Optimizing Service é motivo de queixas na internet desde 2020

Apesar de só ter tomado as manchetes agora, parece não ser de hoje que o GOS vem causando problemas. Desde 2020, solicitações e tópicos em sites de suporte, bem como em páginas da própria Samsung, apontam que o Game Optimizing Service causa diversas limitações de desempenho.

Curiosamente, algumas publicações chegam a recomendar que, para aprimorar a performance dos jogos e de outras partes do sistema, o recurso seja desativado.

O problema, no entanto, é que nos aparelhos mais recentes da marca, bem como naqueles atualizados com as últimas versões do sistema, isso simplesmente não é possível.

Ao menos até o momento, a Samsung não explicou bem como o Game Optimizing Service opera e nem as razões que o levam a ser prejudicial para tantos apps. Contudo, segundo informações dos mesmos portais que veicularam o caso, a fabricante já está investigando os relatos.

Conforme aponta o blog sul-coreano Naver, o assunto está sendo tratado com a mesma seriedade que o caso dos antigos Galaxy Note 7, que se incendiavam por uma falha na bateria. Além disso, é esperado que, em breve, a Samsung emita uma nota comentando o problema e as medidas que pretende tomar para resolvê-lo.

Enquanto isso não acontece, a hipótese mais debatida é de que, na intenção de preservar a bateria enquanto o usuário joga, o serviço limitaria a performance de outros aplicativos. A falha, portanto, estaria no fato do Game Optimizing Service ser acionado mesmo quando não há jogos em execução.

Talvez você esteja imune

Por fim, outro ponto que vem despertando interesse é que, em certos modelos da marca, como o Galaxy A52 testado pelo Tecnoblog, o GOS sequer aparece na lista de apps do sistema. O mesmo ocorre no meu velho Galaxy S10e, que conta apenas com o “Game Booster”, para funções do tipo.

Resta saber, portanto, se o GOS e o Game Booster são a mesma coisa, ou se, por uma diferença de hardware ou região, alguns aparelhos estão, de fato, livres desse bug.

De qualquer forma, caso seja do seu interesse checar, basta acessar Configurações > Aplicativos e, uma vez na lista, buscar pelo “Game Optimizing Service”. E para maiores informações sobre o assunto, fique ligado no Nova Post.

Relacionados:

Leia também:

Apple

Com o agravamento das enchentes no Rio Grande do Sul, o CEO da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa vai fazer uma doação...

Apple

A Apple deve apresentar durante a WWDC 2024 as novidades dos seus futuros sistemas operacionais – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11,...

Apple

O iPad Pro M4 traz ainda mais novidades do que aquelas anunciadas pela Apple. Confira outros recursos e segredos deste tablet.