Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post

Tecnologia

Focado em privacidade, navegador do DuckDuckGo ganha beta para Mac

DuckDuckGo Privacy Browser está em fase beta para MacOS e requer lista de espera para ser baixado; conheça os principais recursos.

O DuckDuckGo é um buscador relativamente conhecido, concorrente do Google e que preza pela privacidade dos usuários. Muito embora não seja páreo para a gigante das buscas, o serviço surpreendeu pela boa receptividade que teve em seu navegador móvel, tanto que agora o lançou também no Mac.

Batizado como ‘DuckDuckGo Privacy Browser’, o aplicativo chega em fase beta para os computadores da Apple. Apesar disso, a premissa é oferecer a mesma privacidade e facilidade de uso do software para smartphones.

A seguir, confira os principais recursos do novo navegador:

  • Bloqueador de pop-ups sobre políticas de cookies (em razão de estar em fase beta, os desenvolvedores explicam que a função pode não funcionar 100% das vezes);
  • Bloqueador de rastreadores;
  • Botão ‘fire’, que permite a limpeza instantânea dos dados de navegação;
  • Proteção para e-mails;
  • Gerenciador de senhas.

Adicionalmente, o DuckDuckGo Privacy Browser também promete ser mais rápido e econômico que o navegador de referência, o Chrome. Para isso, o software utiliza o mesmo motor de renderização do Safari e bloqueia os rastreadores antes destes serem carregados.

E como se já não bastasse, a empresa ainda garante que todos os dados contidos no aplicativo, ou seja, seus favoritos, histórico e senhas salvas, ficam guardados localmente no computador. Leia-se, fora do alcance da própria DuckDuckGo.

Fase beta implica em algumas limitações, inclusive para o download

(Imagem: DuckDuckGo)

DuckDuckGo Privacy Browser para Macs promete acabar com pop-ups sobre o uso de cookies – ou, pelo menos, parte deles.

Na internet, conseguir dinheiro trabalhando em defesa da privacidade é difícil, principalmente se você não for a Apple. Por isso, o browser do DuckDuckGo para Macs ainda está em fase de desenvolvimento, ou seja, ao migrar para ele, você certamente sentirá falta de alguns recursos.

Primeiro, é importante salientar que o browser não suporta extensões ou complementos, bem como seu ad-blocker nativo não promete ser o melhor do mercado. Em justificativa, a DuckDuckGo afirma que incorporou as duas funções mais usadas em extensões (o bloqueador de anúncios e o gerenciador de senhas) como opções nativas do seu aplicativo.

Apesar de ser algo compreensível, é inegável que se trata de um obstáculo a ser enfrentado pelo usuário. Da mesma forma, não é possível baixar o browser “de pronto”, sendo necessário esperar numa lista de espera privada.

Para entrar na lista, você deve:

  1. Baixar o aplicativo do DuckDuckGo para smartphones;
  2. Abrir as Condigurações > DuckDuckGo Para Desktops (na seção “Mais de DuckDuckGo”);
  3. Clicar em “Join Private List” (Entrar na lista privada);
  4. Quando sua solicitação for aceita, o serviço te enviará um e-mail. Nele, haverá, além do código para download e ativação do navegador para MacOS, o link de onde fazê-lo.

Ainda na página onde comentou a novidade, a DuckDuckGo explica que, apesar de também implicar em limitações, o fato do software estar em beta pressupõe que ele irá evoluir. Assim, a empresa afirma que já trabalha para oferecer mais recursos, como o suporte a extensões e, principalmente, uma versão do navegador para sistemas Windows.

Sobre esse último tópico, inclusive, a expectativa é de que um beta seja lançado ainda este ano. Até lá, a versão para Macs continua sendo a única disponível em computadores, bem como só é possível baixá-la a partir do método indicado (o app não está disponível na App Store, ressaltou a companhia).

Leia também:

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...