Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
destaque-carregamento-rápido-oppo-supervooc

Tecnologia

SuperVOOC: novos carregadores da Oppo completam bateria em até 9 minutos

Com 150 e 240 watts de potência, modelos também preservam a integridade da bateria por mais tempo que os acessórios convencionais.

Na última segunda-feira (28), a Oppo aproveitou o primeiro dia do Mobile World Congress 2022 para apresentar uma nova tecnologia de carregamento para smartphones. Com potências de 150 e 240 watts, os carregadores SuperVOOC prometem completar uma bateria de 4.500mAh em apenas 15 e 9 minutos, respectivamente.

Além de compatíveis com os próximos smartphones da Oppo, a novidade também deve dar as caras nas linhas da OnePlus, mas com outro nome. Isso porque ambas as empresas são parte da BBK Electronics, conglomerado que também controla a Vivo e a Realme, outras duas fabricantes chinesas de smartphones.

No caso da tecnologia apresentada essa semana pela Oppo, os carregadores ainda trazem uma série de recursos inéditos. Entre eles, o Battery Health Engine (BHE) promete monitorar a recarga em tempo real, fazendo ajustes instantâneos na corrente.

Segundo a marca, mesmo após 1.600 ciclos de carga completos, os algoritmos que compõem a função são capazes de preservar até 80% da integridade da bateria. Portanto, se a velocidade de carregamento, por si só, não for impressionante, tal feito deve ser, visto que, em média, uma bateria comum perde 20% de capacidade em apenas 500 ciclos de carga.

Em vídeo oficial, Oppo exibe as capacidades do novo carregador SuperVOOC de 240 watts. Acessório completa recarga de 4.500mAh em apenas 9 minutos

No entanto, por algum motivo que a Oppo não explica, essa função só parece estar disponível no modelo de 150 watts. Por sinal, apesar de ter demonstrado o carregador mais potente funcionando, a impressão é de que o SuperVOOC de 240W não tem prazo para chegar às lojas.

Já o primeiro, muito embora não se aponte uma data, deve ser lançado oficialmente em junho, junto de novos smartphones compatíveis. Outra informação da mídia especializada é que a linha da OnePlus deve estrear a novidade, em vez dos modelos da Oppo.

Novas tecnologias também ajudam a manter a portabilidade

novo-carregador-supervooc-oppo-comparação-de-tamanho
(Imagem: Oppo/Reprodução)

Além do recurso que preserva os eletrodos químicos da bateria, diminuindo a degradação das cargas e descargas, o novo SuperVOOC da Oppo também traz componentes de nitrato de gálio (GaN). Dessa forma, o carregador não só suporta correntes maiores, como também consegue ser bem menor que um acessório tradicional com essa capacidade.

Para se ter uma ideia, mesmo tendo quase o triplo de potência, o carregador de 150 watts da Oppo tem o mesmo tamanho que o de 65W.

Mas, afinal, carregador potente faz mal à bateria?

grafico-comparativo-carregamento-supervooc-oppo
(Imagem: Oppo/Reprodução)

Gráfico da Oppo detalha a degradação da bateria por quantidade de ciclos de recarga, comparando smartphones e acessórios da marca versus a média em outras tecnologias de carregamento rápido.

Diante de tantas novas tecnologias de carregamento com e sem fio, cada vez mais rápidas, um questionamento que costuma surgir envolve os riscos que tanta pressa pode representar à saúde das baterias.

A princípio, não há pra onde fugir: uma bateria que carrega mais rapidamente tende mesmo a sofrer mais a longo prazo. Apesar de haver muitos sinais trocados em fóruns da internet, o fato é que, por uma série de razões, incluindo o calor e a intensidade do uso da bateria, acelerar o carregamento também torna a degradação do componente mais rápida.

Contudo, o que vemos em casos como o do SuperVOOC são múltiplas ações no sentido de mitigar esses efeitos. Isso, por sua vez, não é exclusividade da Oppo: mesmo os carregadores menos potentes e de outras marcas, com 20, 45, 65 watts, contam com tecnologias específicas para preservar a vida útil da bateria.

Além disso, na maioria dos casos, bem como para os smartphones da Oppo e da OnePlus, taxas de carregamento tão altas só são atingidas com acessórios da própria marca. Isso porque, além de um carregador potente e seguro, é necessário que o smartphone também esteja preparado, o que quase sempre envolve tecnologias e recursos proprietários.

Ou seja, na prática, um carregador tão rápido dificilmente oferecerá riscos concretos à saúde da bateria no seu smartphone. Isto, é claro, caso você use os acessórios indicados pelo fabricante e compatíveis com a capacidade de recarga do seu aparelho.

Noutros termos, caso o smartphone seja, de fato, compatível com recargas “desse calibre”, certamente haverá uma série de recursos, tanto no acessório quanto no celular, agindo para amenizar, ao máximo, os efeitos negativos de uma carga mais rápida.

Leia também:

Apple

A Apple deve apresentar durante a WWDC 2024 as novidades dos seus futuros sistemas operacionais – iOS 18, iPadOS 18, macOS 15, watchOS 11,...

Apple

O iPad Pro M4 traz ainda mais novidades do que aquelas anunciadas pela Apple. Confira outros recursos e segredos deste tablet.

Apple

The Miseducation of Lauryn Hill é considerado o maior álbum de todos os tempos pelos curadores do Apple Music. Confira o top 10.

Apple

Os novos iPads da Apple começam a partir de R$ 6.999. Confira as novidades do iPad Pro M4, iPad Air M2 e dos acessórios...