Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Nova Post
Windows 11 tela inicial

Tecnologia

Windows 11 deve ganhar adesivos para área de trabalho e novas funcionalidades

Informações vazadas no Twitter revelaram mudanças no assistente de foco e no sistema de gerenciamento energético do sistema.

Considerada a maior atualização do sistema operacional da Microsoft em mais de cinco anos, o Windows 11 já está chegando a boa parte dos PCs. Apesar do sistema em si já estar disponível, ele continua recebendo aprimoramentos, inclusive estéticos.

Na manhã desta segunda (07), informações vazadas no Twitter revelaram que, em breve, o sistema deve ganhar ‘stickers’ para a área de trabalho, além de mudanças importantes no assistente de foco.

Muito embora as imagens desses adesivos, numa tradução livre do nome do recurso, não tenham sido divulgadas no vazamento, a expectativa é de que eles sejam similares aos widgets do Windows 7, que exibiam informações do sistema e do clima, entre outras funcionalidades, na área de trabalho.

Já no que tange o visual, é de se imaginar que eles sigam os novos padrões de design do Windows 11, que mistura superfícies retas, cantos arredondados e bastante transparência.

Ao que parece, os stickers ainda poderão ser personalizados pelo usuário e se manterão na tela mesmo que se mude o papel de parede.

Contudo, até o momento, conforme divulgou o leaker Albacore, a função está bem limitada, sem suporte a múltiplos monitores e a alguns ajustes da área de trabalho. Contudo, assim que for liberado para o público, o recurso já deverá estar completamente funcional.

Assistente de foco sofrerá alterações

Windows-11-imagem-vazada-revela-suporte-a-stickers-no-papel-de-parede
Painel do Windows 11 permitirá adicionar ‘stickers’ permanentes aos papéis de parede (Imagem: reprodução/Twitter)

No fio que divulgou no Twitter, o perfil responsável pelos vazamentos ainda detalhou algumas outras novidades que chegarão ao sistema. A primeira delas foi o novo Assistente de Foco, que passará a se chamar “Foco”, apenas, e terá uma integração maior com a suíte de aplicativos do Office, em especial o Outlook.

Hoje, a ferramenta é bastante simples e, basicamente, permite desativar os alertas visuais e sonoros do computador. Assim, quando o assistente de foco está ativado, as notificações chegam silenciosamente e ficam salvas para depois.

Na nova função do Windows 11, ao menos por enquanto, não é possível definir exceções ao recurso, de modo que, quando ele está ativado, nenhum aplicativo pode emitir alertas, ainda que o usuário deseje.

Como a opção também parece estar em fase inicial de desenvolvimento, é de se esperar que, em breve, ela ganhe algum ajuste do tipo.

Gerenciamento energético também vai ficar mais eficiente no Windows 11

Por fim, a última novidade revelada acerca do Windows 11 foi o novo sistema de gerenciamento energético. Batizada de “sustentabilidade”, uma nova seção nas configurações permitirá, além de definir diferentes perfis de desempenho e consumo, verificar o nível de eficiência energética do padrão de uso da máquina.

Na tela que apresenta o recurso, ícones em formato de folha funcionarão como um selo ecológico, indicando se o usuário está fazendo, ou não, um uso eficiente da energia no PC.

Nessa mesma seção, a Microsoft também exibirá algumas informações sobre como descartar e reciclar adequadamente os componentes da máquina, uma vez que se encerre sua vida útil.

Relacionado

Leia também:

Apple

Com a chegada da Apple Intelligence, a Apple também quer que seus alunos da Developer Academy aprendam mais sobre Inteligência Artificial.